WWE Cruiserweight Championship (1991–2007)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o título inaugurado em 2016, veja WWE Cruiserweight Championship.
WWE Cruiserweight Championship
WWE Cruiserweight Championship.jpg
Versão final do título.
Detalhes
Promoção World Championship Wrestling
(1991–2001)
World Wrestling Entertainment
(2001–2008)
Programa SmackDown!
Outros nomes
  • WCW Light Heavyweight Championship
  • WCW Cruiserweight Championship
  • WWF Cruiserweight Championship
  • WWE Cruiserweight Championship

O WWE Cruiserweight Championship foi um título de luta livre profissional disputado na World Championship Wrestling entre sua criação em 1991 e 2001 e depois na World Wrestling Entertainment (WWE) entre 2001 e 2008. Ele era disputado por lutadores com até 225 libras (100 quilos). Após a implementação da extensão de marcas em 2002, foi o único título a ser exclusivo do SmackDown! durante toda sua existência.

História[editar | editar código-fonte]

O WWE Cruiserweight Championship é reconhecido como sendo o ex-WCW Light Heavyweight Championship, um título que foi considerado separado do WCW World Cruiserweight Championship pela promoção World Championship Wrestling (WCW). Após a introdução do Light Heavyweight Championship em 1991, um torneio foi realizado para determinar o campeão inaugural. Em 27 de outubro, Brian Pillman derrotou Richard Morton na final do torneio para ganhar o título.[2] No entanto, quando Brad Armstrong foi forçado a abdicar o título devido a lesão no dia 2 de setembro de 1992, ele tornou-se inativo. Então, em 20 de março de 1996, Shinjiro Otani derrotou Wild Pegasus (Chris Benoit) para ganhar o que então se tornou conhecido como WCW World Cruiserweight Championship.

Hornswoggle foi o último campeão.

Em março de 2001, a World Wrestling Federation (WWF) adquiriu a WCW. Logo depois, a história da invasão aconteceu, em que a The Alliance foi finalmente desmantelada. Depois do Survivor Series 2001, o título foi rebatizado para WWF Cruiserweight Championship, substituindo o WWF Light Heavyweight Championship.[3]

Após a WWF mudar seu nome para World Wrestling Entertainment (WWE) em 2002, o campeonato foi posteriormente referido como WWE Cruiserweight Championship e tornou-se exclusivo do SmackDown!.

Em 28 de setembro de 2007, o título foi desocupado depois de o campeão final, Hornswoggle, foi despojado do título pela gerente geral Vickie Guerrero.[4] Hornswoggle tinha vencido título noThe Great American Bash. A última luta pelo título ocorreu no SmackDown de 31 de agosto, quando Hornswoggle defendeu o título contra Jamie Noble. Após uma ausência de seis meses, em 3 de março de 2008, a WWE removeu o campeonato da seção de títulos ativos em seu website. Deste modo, o título foi discretamente aposentado.[5][6]

Reinados[editar | editar código-fonte]

Brian Pillman foi o primeiro campeão. O último lutador a segurar o título na WCW foi Gregory Helms. O primeiro lutador que conquistou o título na WWE foi Billy Kidman. Gregory Helms também teve o mais longo reinado da história do título, com 385 dias. Já Psicosis teve o mais curto reinado título, segurando-o por aproximadamente uma hora. Rey Mysterio Jr. teve o maior número de reinados, com oito (cinco deles na WCW e três na WWE). Três mulheres conquistaram o campeonato; Madusa e Daffney na WCW, enquanto Jacqueline foi a única mulher a ganhar o Cruiserweight Championship na WWE.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.wwe.com/inside/father-son-champions/page-7
  2. Cruiserweight Championship - Brian Pillman
  3. WWE: Inside WWE > Title History > Light Heavyweight
  4. «Hornswoggled». WWE. Consultado em 2007-11-12 
  5. «WWE Superstars». World Wrestling Entertainment. Consultado em 2008-03-04 
  6. «WWE title histories». World Wrestling Entertainment. Consultado em 2008-03-04 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]