Wikipédia:Esplanada/propostas/Desktop Improvements. Deseja que a Wikipédia em português ajuste a interface às necessidades dos leitores e colaboradores? (8jul2020)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Desktop Improvements. Deseja que a Wikipédia em português ajuste a interface às necessidades dos leitores e colaboradores? (8jul2020)

O texto seguinte foi movido de: Wikipédia:Café dos programadores#Desktop Improvements. Deseja que a Wikipédia em português ajuste a interface às necessidades dos leitores e colaboradores?

Olá,

Qual o nosso propósito?

10 anos após a implantação da aparência atualmente padrão (chamada Vector), algumas alterações precisam ser feitas. Leitores, iniciantes e usuários experientes concordam que a interface pode ser mais fácil e rápida de usar, mais acolhedora e mais intuitiva. É por isso que os voluntários escreveram gadgets e scripts e os implantaram em wikis individualmente. Agora, nossa intenção é implementar essas melhorias em mais wikis e por padrão. A Wikipédia em português pode estar entre as wikis de “adotantes iniciais” e moldar as melhorias no estágio inicial. A Wikiversidade em português já está na lista.

Como essa mudança funcionaria?

  • Se você concordar, todos os novos recursos ficariam visíveis por padrão, para logados e deslogados.
  • As alterações serão feitas em pequenas etapas (o mais longe possível de "tudo de uma vez"). Cada uma delas será discutida, desenvolvida e implantada separadamente.
  • Estas são alterações para o Vector apenas (é a aparência padrão), o que significa que todos os usuários do Monobook ou de outra skin não vão visualizar a diferença.
  • Aqueles que preferirem manter a visualização atual do Vector poderão fazer isso - nossa interface refinada será o Vector, e o Vector inalterado será chamado de Legacy Vector.
  • Não alteraremos o conteúdo do artigo (conforme marcado na figura à direita) e não removeremos nenhuma funcionalidade (nosso plano é reorganizá-las e melhorá-las).

Que mudanças iremos implementar?

Esses são todos os conceitos iniciais e precisamos do seu feedback para melhorá-los. Entre nossas primeiras melhorias, haverá:

  • um cabeçalho menor. Isso nos permitirá posteriormente tornar o cabeçalho fixo e visível o tempo todo (sem a necessidade de rolar para cima),
  • uma barra lateral colapsável. Ficará mais fácil evitar distrações quando estiver lendo,
  • uma largura limitada para artigos. Isso permite que os usuários leiam mais rapidamente e levem a uma melhor absorção do próprio texto. (Essa funcionalidade pode não afetar todas as páginas especiais).

Pode se informar melhor sobre possíveis mudanças futuras no MediaWiki.

Como você pode participar?

  • [A comunidade] Concorda em ter nossas mudanças implementadas neste mês?
  • [Qualquer pessoa] Compartilhe sua opinião! Do que você gosta? O que gostaria de ver alterado? Algumas preferências já são conhecidas, já que nossas mudanças são baseadas em dados: pesquisa (relatório) e feedback da comunidade (relatório). Entretanto, ainda há muitos detalhes a serem refinados!
  • [Tech-orientado] Siga nossas mensagens sobre gadgets e scripts que precisarão ser atualizados para manter a compatibilidade.

O projeto que acabei de apresentar é chamado Desktop Improvements, é desenvolvido pelo WMF Web team, e meu nome é Szymon (pronúncia aproximada: "chimon"). Se tiver interesse ou mais perguntas, comente logo abaixo da minha mensagem, escreva em minha página de usuário ou envie um e-mail para mim.

Obrigado!

In advance, I would like to apologise, because I'm going to answer to your replies in English. I'm a pt-0 user. SGrabarczuk (WMF) (discussão) 17h13min de 7 de julho de 2020 (UTC)[responder]

Não tenho objeções à mudança. Seria o caso de mover para a Wikipédia:Esplanada/propostas, para sondar a opinião da comunidade?
Aliás, pelo que vejo na File:Limit content width - wikiversity pt - GIF 2.gif, parece que scripts como o c:MediaWiki:IPadSidbarSlider.js poderão ser aposentados (até que em fim), ou será que não há como fazer com que o texto utilize a largura completa da janela? Helder 18h34min de 7 de julho de 2020 (UTC)[responder]
@He7d3r: thanks for your reply. If Wikipédia:Esplanada/propostas is better, please move :)
The script you linked to is dedicated primarily for iPad-ish screens (circa 10 inches diagonal), isn't it? SGrabarczuk (WMF) (discussão) 14h10min de 8 de julho de 2020 (UTC)[responder]
O texto acima foi movido de: Wikipédia:Café dos programadores#Desktop Improvements. Deseja que a Wikipédia em português ajuste a interface às necessidades dos leitores e colaboradores?

Concordo com a implementação das três. JMagalhães (discussão) 14h48min de 8 de julho de 2020 (UTC)[responder]

Concordo. Como disse um editor recentemente, "deixar a Wikipedia mais bonita e mais fácil de se mexer". --A.WagnerC (discussão) 15h13min de 8 de julho de 2020 (UTC)[responder]

Concordo. Sem dúvida. GoEThe (discussão) 15h33min de 8 de julho de 2020 (UTC)[responder]

Concordo com o mexe-mexe .Jo Loribd 15h47min de 8 de julho de 2020 (UTC)[responder]

Concordo, pois aparentemente o layout ficará melhor. Érico (disc.) 16h35min de 8 de julho de 2020 (UTC)[responder]

Concordo com a proposta. É sempre bom trazer novas ideias para a melhoria do layout, dando tal liberdade para que os leitores e a comunidade possam visualizar o conteúdo dos artigos na maneira que achar necessário. Sem dúvidas este foi um belo projeto desenvolvido pela MediaWiki WikiFer msg 18h40min de 8 de julho de 2020 (UTC)[responder]

Concordo Uma boa proposta e um bom projeto. Parabéns aos envolvidos. MSN12102001 (discussão) 23h44min de 8 de julho de 2020 (UTC)[responder]

Concordo, com os demais. --HVL disc. 11h15min de 9 de julho de 2020 (UTC)[responder]

Concordo Aparentemente o layout ficará melhor, facilitará a leitura. Rafael (stanglavine) msg 16h59min de 9 de julho de 2020 (UTC)[responder]

Concordo. O novo layout facilitará a leitura. Juan90264 (Disc.) 04h32min de 25 de julho de 2020 (UTC)[responder]

Comentário Caso queiram experimentar, basta adicionar o parâmetro ?useskinversion=2 em qualquer URL, por exemplo, aqui mesmo nesta página. Alguns projetos, como o pt.wikiversity ou o fr.wiktionary, já estão com o layout configurado e podem ser experimentados "ao vivo". Rafael (stanglavine) msg 19h40min de 28 de julho de 2020 (UTC)[responder]

Concordo com a mudança proposta pelo SGrabarczuk (WMF). Tenho um Comentário/sugestão, no entanto: seria possível dar mais destaque às páginas “Fale conosco”, “Tire suas dúvidas” e “Informe um erro”? Acho que essas são as páginas que temos para interagir com o público “externo”, que não está acostumado à organização da Wiki. Autores e personalidades públicas utilizam essas páginas quando encontram erros em seus artigos, por exemplo. – Cumprimentos, Amom Lins Fiz algo errado? 15h44min de 23 de agosto de 2020 (UTC).[responder]