Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Aeroporto Internacional de Salvador; Base Aérea de Salvador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Aeroporto Internacional de Salvador e a Base Aérea de Salvador são o mesmo aeródromo. Não existe conteúdo suficiente para justificar a separação da Base aérea, uma vez que não estamos falando dos batalhões que ali estão, e sim do espaço físico que eles ocupam.

Gabs Diga! Fiz! 00h24min de 18 de novembro de 2016 (UTC)[responder]

Concordo --Stego (discussão) 00h44min de 18 de novembro de 2016 (UTC)[responder]

Discordo. São entidades diferentes administradas distintamente, separadamente, de forma independente uma da outra e que apenas configuram espacialmente juntas a área do Complexo Aeroportuário de Salvador, definido na legislação municipal, Art. 32, IV: ZUE-4 –Complexo Aeroportuário de Salvador, correspondente às instalações do aeroporto, do terminal aeroportuário de passageiros e de cargas, e da Base Aérea de Salvador;. Proposta descabida. --Luan (discussão) 00h00min de 22 de novembro de 2016 (UTC)[responder]

Comentário Pela definição, argumento e fonte que você está utilizando deveria ser um único artigo nomeado "Complexo Aeroportuário de Salvador" com as seguintes seções:
1 - Instalações do aeroporto;
2 - Terminal aeroportuário de passageiros e de cargas;
3 - Base Aérea de Salvador.
Ressalvo que o argumento meu acima ainda se mantém, o aeródromo é o mesmo. Não se trata de um artigo que rege sobre as unidades militares ou unidades administrativas ali existentes, e sim do espaço físico "Base aérea" contra o espaço físico "Aeroporto", que é o mesmo espaço físico.
Não há nada de descabido aqui. Não estou diminuindo a importância da Base aérea, e sim propondo que o conteúdo ali presente vá pra o artigo que define melhor o Complexo Aeroportuário, fazendo-o mais completo e menos segmentado.
Além disso a quantidade de conteúdo também não se justifica, todo o texto caberia sem nenhuma perda ou ganho de informação como seção específica no artigo do Aeroporto.
Gabs Diga! Fiz! 01h08min de 22 de novembro de 2016 (UTC)[responder]
Errado. Poderia existir um terceiro artigo, isso sim. Mas não imagino conteúdo, ou disposição (pelo menos minha) de criá-lo. Você está dizendo que compartilham as mesmas pistas de pouso e decolagem, coisa que acho muito estranha (nunca soube que as comemorações e ações militares da base paralisariam o aeroporto soteropolitano!), e gostaria que provasse isso, e aí seriam o mesmo aeródromo. Um é uma instalação civil de transportes. Outro é uma organização militar. Fundir é dizer que não há notoriedade para a base de forma descabida. Agora, outro ponto de discussão é a necessidade de melhorias nos artigos, que não vão ficar melhores com essa fusão proposta. Luan (discussão) 21h21min de 23 de novembro de 2016 (UTC)[responder]
Comentário - Ninguém propôs a criação de 3 artigos. É de se supor pela definição da sua própria fonte que deveria ser apenas um chamado "Complexo Aeroportuário de Salvador".
Não estou propondo a troca do nome, quem apontou a referência foi você.
"nunca soube que as comemorações e ações militares da base paralisariam o aeroporto soteropolitano!" Que bom que os oficias não fazem festa no meio da pista de um aeroporto misto aberto para voos comercias. Muito prudente da parte deles! Quem está afirmando isso é você, eu não tenho que provar nada. E o que isso tem a ver com a proposta em questão mesmo?
"Fundir é dizer que não há notoriedade" Onde está escrito isso? Quem disse que não existe notoriedade?
Você sabe o que significa Aeródromo? Você sabe simplesmente consultar o google maps pra ver que se trata do mesmo aeroporto com 2 pistas e várias unidades administrativas?
Não existe um aeródromo com a designação "BASV" (consulte você mesmo no AIS Web, cortesia do próprio DECEA), essa designação é uma Unidade Militar baseada no aeródromo de designação SBSV (Aeroporto Internacional de Salvador).
Você consegue enxergar a diferença entre as definições de Base Aérea e aeródromo (lugares) de unidades militares e cias aéreas (organizações) que compartilham o mesmo lugar?
A questão aqui não é definir se unidades militares deveriam estar na Wikipédia, os artigos em questão não são sobre elas, são sobre a área física que elas ocupam!
Gabs Diga! Fiz! 23h41min de 23 de novembro de 2016 (UTC)[responder]
@Gabrielresendev: acho que não estamos nos compreendendo. Acho que não tenho a mesma compreensão de aeródromo que você. Onde as operações militares são feitas? Melhorando a pergunta: que pista as aeronaves militares utilizam? Eles param as atividades comerciais operacionais do aeroporto para realizarem as suas? Essas são as minhas dúvidas quando você argumenta que ambos os artigos representam o mesmo aeródromo. E ainda que não referenciada, Citação: o artigo Base aérea escreveu: «Algumas bases aéreas estão instaladas junto de aeródromos civis, partilhando algumas infraestruturas aeroportuárias, como as pistas e a torre de controlo». Outra coisa, acho que você está querendo o detalhamento incomum na Wikipédia, tal como há no grupo: Congresso Nacional do Brasil, Câmara dos Deputados do Brasil, Senado Federal do Brasil e Palácio Nereu Ramos. Minha objeção se encontra no fato de que não é possível tratar no mesmo artigo uma estação de transportes aeroviários civis/comerciais e uma organização militar. Fora isso, reconheço que o artigo sobre a base aérea precisa de melhorias e tratar mais sobre os aspectos militares. --Luan (discussão) 22h59min de 13 de dezembro de 2016 (UTC)[responder]

Discordo, me parece que Base Aérea de Salvador está relacionada a atuações militares, enquanto que o aeroporto é o aeroporto. Alessandro SILmanda 08h56min de 30 de janeiro de 2017 (UTC-3).