Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Arquipélago da Madeira; Região Autónoma da Madeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Arquipélago da Madeira e a Região Autónoma da Madeira são a mesma coisa. É um artigo duplicado, porque a Região Autónoma da Madeira é o nome administrativo que se dá ao arquipélago da Madeira. Acho que não se justifica separar coisas que são iguais. João F. (discussão) 03h28min de 8 de fevereiro de 2013 (UTC)

Não são a mesma coisa. Um fala sobre as características físicas e geográficas da ilha. O outro sobre a divisão administrativa. Aparte de se tratarem ambos de aspectos da Madeira, não vejo a mínima relação entre os artigos. Polyethylen (discussão) 04h46min de 8 de fevereiro de 2013 (UTC)
Isto é grave, se houver dois artigos a seguir vamos ter República de Cabo Verde/Arquipélago de Cabo Verde, Departamento da Martinica/Ilha da Martinica. E os Açores? Porque não há Arquipélago dos Açores e Região Autónoma dos Açores separados? O Polyethylen não vê a mínima relação entre os artigos, eu vejo vai para cima de 801 km² de razões. São uma e a mesma coisa, e "as características físicas e geográficas da ilha" são obviamente uma das partes em que tem de se subdividir o artigo. Gameiroestá lá? 18h47min de 8 de fevereiro de 2013 (UTC)
A única razão para se considerar "parecido" é porque os limites de um são coincidentes com os limites de outro, tal como nesses exemplos. Porque se não fossem, já ninguém questionaria o facto de existirem artigos separados para geografia natural e fronteiras políticas. Exemplos? Arquipélago malaio. Polyethylen (discussão) 22h36min de 8 de fevereiro de 2013 (UTC)
Eu acho que o Polyethylen está a confundir os artigos ilha da Madeira com arquipélago da Madeira, esses sim são separados e assim devem continuar. Mas a Região Autónoma da Madeira é exatamente a mesma coisa que 'arquipélago da Madeira', digo que está a confundir pois afirma Um fala sobre as características físicas e geográficas da ilha. Manter estes dois artigos separados seria como ter um artigo sobre Portugal e outro sobre a República Portuguesa, o primeiro seria sobre as características físicas e geográficas e o segundo sobre a divisão administrativa. João F. (discussão) 04h20min de 9 de fevereiro de 2013 (UTC)
Uma vez que o conteúdo é o mesmo, retiro qualquer objecção. Polyethylen (discussão) 04h20min de 12 de fevereiro de 2013 (UTC)
Eu também concordaria com a fusão, mas há que recordar que a Região Autónoma da Madeira inclui os arquipélagos da Madeira (ilha da Madeira, Porto Santo e ilhas Desertas) e o arquipélago das Ilhas Selvagens. E pelo menos em alemão há separação dos artigos, pelo que ao fazer a fusão deve-se ter cuidado com os interwikis. Zdtrlik (discussão) 11h29min de 12 de março de 2013 (UTC)

O arquipélago da Região Autónoma da Madeira, inclui a Ilha da Madeira, a Ilha do Porto Santo,as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens (as ilhas selvagens não são 1 arquipelago à parte). Thomaz

Isso é verdade a nível administrativo, mas geograficamente são um arquipélago à parte. São mais próximas do arquipélago das Canárias do que da Madeira. GoEThe (discussão) 12h19min de 28 de maio de 2013 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com a fusão entre Arquipélago da Madeira e Região Autónoma da Madeira#Geografia; sendo o conteúdo atual bem semelhantes um do outro. --Luan (discussão) 00h05min de 24 de abril de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Uma coisa é um objecto político, outra coisa é um objecto geográfico. Seria a mesma coisa que confundir o Arquipélago japonês com o Japão. São objectos diferentes para serem tratados de maneiras diferentes. --JohnR (discussão) 13h20min de 10 de maio de 2017 (UTC)

@JohnR: a ilha russa de Sakhalin, por vezes, pode ser incluída no Arquipélago japonês (en), logo não se trata do mesmo caso. A situação em discussão trata-se de correspondências idênticas territorialmente. --Luan (discussão) 20h48min de 10 de maio de 2017 (UTC)
E Sakhalin já esteve sobre administração japonesa. Se houvesse uma wikipédia na altura aposto que manteriam os dois artigos separados. Porque um trataria do Japão enquanto nação, e outro sobre os aspectos naturais/geográficos do arquipélago. Senão não estou a perceber porque temos artigos como Geografia do Brasil ou Trindade e Martim Vaz. --JohnR (discussão) 11h14min de 11 de maio de 2017 (UTC)
@JohnR: Geografia do Brasil e Geografia do Japão não se restringem respectivamente à Trindade e Martim Vaz e Arquipélago japonês. Logo é mais uma comparação indevida. Por outro lado, essa restrição é indiscutível em relação aos dois artigos em discussão. --Luan (discussão) 23h20min de 11 de maio de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Em absoluta concordância com JohnR. Não confundir uma entidade política com um arquipélago. O arquipélago da Madeira já existia antes de ser Região Autónoma e seguramente existirá quando já não o for.Angrense (discussão) 14h31min de 19 de maio de 2017 (UTC)

Não arquivada como não fundir.-- Leon Saudanha 23h20min de 19 de maio de 2017 (UTC)