Wrana Maria Panizzi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde julho de 2009).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Wrana Maria Panizzi (Marcelino Ramos, 8 de novembro de 1949) é professora universitária brasileira, desde 21 de junho de 2007 é a vice-presidente do CNPq.

É licenciada em Filosofia e bacharel em Direito, pela Universidade de Passo Fundo e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora em Urbanismo pela Universidade de Paris XII Cretéil e doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Paris I - Pantheon, Sorbonne.

Wrana foi reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul por dois mandatos, no período de 18 de setembro de 1996 a 24 de setembro de 2004, sendo sucedida, pelo professor José Carlos Ferraz Hennemann, vice-reitor durante seu segundo mandato. Em 2008 tentou conquistar novo mandato, mas foi derrotada por Carlos Alexandre Netto.

Sucedeu Paulo Speller na presidência da Andifes, de 29 de maio de 2003 a 12 de Junho de 2004, período em que pela primeira vez o conjunto dos dirigentes das IFES reuniu-se com um presidente da República. Na ocasião, em agosto de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu, no Palácio do Planalto, a Proposta de Expansão e Modernização do Sistema Público Federal de Ensino Superior. Foi sucedida por Ana Lúcia Almeida Gazzola.

Presidiu ainda a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul e o Conselho Regional de Desenvolvimento do Delta do Jacuí (COREDE/RS).

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.