Xidi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cidades históricas do Sul do Anhui - Xidi e Hongcun 

Portão em frente da aldeia de Xidi

Critérios (iii)(iv)(v)
Referência 1002 en fr es
Países China
Coordenadas Anhui, China
Histórico de inscrição
Inscrição 2000

Nome usado na lista do Património Mundial

Xidi é uma aldeia em Anhui, China. Xidi recebeu esse nome devido a um rio da aldeia percorrer em direção leste-oeste, uma vez que "xi", em chinês, significa oeste. Mas também está relacionado com o nome Xidi o facto da região ter tido um posto de correio na antiguidade ("di" significa correio em chinês).

A aldeia preserva 200 residências das dinastias Ming e Qing, onde a mais antiga possui 600 anos de história.

O mármore preto é o material mais utilizado na produção de arcos de portas e janelas da aldeia, transmitindo uma sensação solene e misteriosa. Dois riachos de águas cristalinas cruzam o local. As residências bem dispostas inteiram perfeitamente as paisagens bucólicas chinesas. A aldeia de Xidi possui muitas residências clássicas, porém, apenas 13 são abertas ao público. Bem arrumados, os móveis mantêm o estilo estético das dinastias Ming e Qing.

Juntamente com Hongcun, Xidi foi declarada Património Mundial da Unesco em 2000.

História[editar | editar código-fonte]

De acordo com registros históricos, no século VII um príncipe chinês refugiou-se em Xidi devido a um golpe de estado. Mudou seu nome e estabeleceu-se lá. Posteriormente, mais e mais pessoas se juntaram e assim a aldeia foi se formando. Durante o século XIV, alguns intelectuais enriqueceram com negócios, acabando empreendendo casas, templos e estradas, prosperando, assim, Xidi.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]