Dengfeng

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Monumentos Históricos de Dengfeng no "Centro do Céu e da Terra" 

Mosteiro Shaolin

Tipo Cultural
Critérios iii, vi
Referência 1305
Região Ásia e Oceania
Países  China
Coordenadas 34° 30' 06" N 113° 0' 57" E
Histórico de inscrição
Inscrição 2010

Nome usado na lista do Património Mundial

  Região segundo a classificação pela UNESCO

Dengfeng (chinês: 登封, pinyin: Dēngfēng) é uma cidade-condado em Zhengzhou, província de Henan, na China. Na antiguidade era chamada de Yangcheng (chinês tradicional: 陽城, chinês simplificado: 阳城, pinyin: Yángchéng).

Dengfeng estende-se por uma área de 1.220 km e tem uma população de 630.000 habitantes.[1]

Dengfeng encontra-se aos pés do Monte Song, uma das montanhas mais sagradas da China e é uma das razões pelas quais a cidade é um dos mais famosos centros espirituais do país e lugar de diversas instituições religiosas e templos como o Templo Taoísta Zhongyue, o Templo Shaolin budista ou a Academia Confuciana Songyang. Daí vem a expressão poética derivada da literatura chinesa "centro do céu e da terra".

História[editar | editar código-fonte]

A primeira capital da Dinastia Xia, Yangcheng, foi construída a oeste do município de Gaocheng, às margens do Rio Yin e abaixo do sagrado Monte Song.

O famoso Mosteiro Shaolin, origem tradicional do Zen, encontra-se em Dengfeng.

Lugares de interesse[editar | editar código-fonte]

UNESCO[editar | editar código-fonte]

A UNESCO inscreveu o Monumentos Históricos de Dengfeng como Patrimônio Mundial por "serem reflexos de diferentes maneiras de se perceber o centro do céu e da terra e o poder da montanha como um centro de devoção religiosa. São alguns dos melhores exemplos das construções chinesas antigas devotadas à ciência, tecnologia e educação"[2]

Referências

  1. Introducción a Dengfeng Arquivado em 22 de outubro de 2007, no Wayback Machine., Site oficial do Governo de Dengfeng, 12 de abril de 2008.
  2. Historic Monuments of Dengfeng. UNESCO World Heritage Centre - World Heritage List (whc.unesco.org). Em inglês ; em francês ; em espanhol. Páginas visitadas em 22/11/2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]