Variedade analítica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em matemática, mais especificamente na geometria diferencial e na geometria complexa, uma variedade analítica complexa ou um espaço analítico complexo[note 1] é uma generalização de uma variedade complexa que permite a presença de singularidades. Variedades analíticas complexas são espaços localmente anelados que são localmente isomorfos a espaços modelo locais, em que um espaço modelo local é um subconjunto aberto do conjunto de zeros de um conjunto finito de funções holomorfas.

Definição[editar | editar código-fonte]

Denote o feixe constante sobre um espaço topológico com valor por . Um -espaço é um espaço localmente anelado , cujo feixe estrutura é uma álgebra sobre .

Escolha um subconjunto aberto de algum espaço afim complexo , e fixe uma quantidade finita de funções holomorfas em . Seja o conjunto de zeros em comum dessas funções holomorfas, isto é, . Defina um feixe de anéis em tomando como a restrição a de , em que é o feixe de funções holomorfas em . Então, o -espaço localmente anelado é um espaço modelo local.

Uma variedade analítica complexa é um -espaço localmente anelado que é localmente isomorfo a um espaço modelo local.

Morfismos de variedades analíticas complexas são definidos como morfismos dos espaços localmente anelados subjacentes, eles também são chamados de aplicações holomorfas.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Às vezes é exigido que que seja reduzido, e neste caso  chamado de espaço analítico complexo reduzido para distinguí-lo de um espaço analítico complexo.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]