Łęczyca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Łęczyca
POL Łęczyca COA.svg
Łęczyca, view from castle 01.jpg
Vista do castelo
Voivodia Łódź
Powiat Łęczyca
Administrador municipal Andrzej Olszewski
Área 8,95 km²
População (2005) 16 630 habitantes
Densidade 1 858,1 hab/km²
Fundação século VI
Código telefônico (+48) 24
Matrículas de automóveis ELE
Website www.leczyca.info.pl
Localização
Localização de Łęczyca na Polónia 52° 03' N 19° 12' E
Cidades-irmãs:
França Rillieux-la-Pape  Alemanha Penzlin  Rússia Saratowo
Cidade da Polónia Flag of Poland.svg

Łęczyca (nome completo A Cidade Real de Łęczyca, polonês: Królewskie Miasto Łęczyca, alemão: Lenczyca ou Lentschitza, 1939–45 Lentschütz, latim: Lancicia) é uma cidade de quase 17 000 habitantes (2005) na região central da Polônia. Situada na voivodia de Łódź, é a sede do condado de Łęczyca.

História[editar | editar código-fonte]

Łęczyca é uma das mais antigas cidades da Polônia, mencionada em documentos do século XII. Foi o lugar da primeira reunião registrada do Sejm, o parlamento polonês, em 1182. Foi a capital do Ducado de Łęczyca no século XIII e depois se tornou a capital da voivodia de Łęczyca do século XIV até o século XVIII.

Em 1331 os Cavaleiros Teutônicos saquearam a cidade durante uma de suas repetidas incursões na Europa Central. Muitas construções foram queimadas, incluindo duas igrejas. Poucas décadas mais tarde, por iniciativa de Casimiro, o Grande, a cidade foi protegida por muralhas e um castelo foi construído na parte sudeste da cidade.[1]

A importância da cidade declinou por ocasião da invasão sueca da Polônia, quando o castelo foi invadido e a maior parte da cidade foi mais uma vez destruída e ela permaneceu em crise até as partições da Polônia.[1]

Centro histórico[editar | editar código-fonte]

Devido a sua história real, a economia de Łęczyca gira, mais intensamente, em torno de suas atrações turísticas. Algumas das mais interessantes são:

  • O Castelo Real - construído no século XIV.
  • A Igreja de Santo André o Apóstolo - a igreja atual foi consagrada em 1425.
  • O antigo monastério dominicano em Ul. Pocztowa (agora usado como prisão). Dentre seus antigos presos políticos estavam Władysław Gomółka e Władysław Frasyniuk.
  • A igreja cisterciense e monastério em Ul. Poznańska, construída entre 1636-1643.
  • As muralhas da cidade, algumas das quais ainda estão intactas. A muralha protegia uma área de aproximadamente nove hectares, compreendendo 1.150 metros de comprimento por 7 metros de altura.[1] A planta da cidade é ainda reconhecidamente a de uma cidade medieval.

Alguns quilômetros adiante estão a igreja romanesca e as fortificações ao lado do povoado medieval de Tum.

Duques de Sieradz-Łęczyca[editar | editar código-fonte]

Castelo Real do século XIV em Łęczyca
Igreja romanesca em Tum.
Paços do Concelho de Łęczyca

depois de 1305 parte do Reino da Polônia inicialmente como dois ducados vassalos, mais tarde incorporados como voivodia de Łęczyca e voivodia de Sieradz.

Duques de Łęczyca[editar | editar código-fonte]

Depois de 1305 parte do Reino da Polônia como um ducado vassalo, depois de 1343 incorporado pelo rei Casimiro III, o Grande como voivodia de Łęczyca.

Referências

  1. a b c Łęczyca, Polônia (guia turístico oficial), Urząd Miasta Łęczyca (Governo Municipal de Łęczyca), Łęczyca, Polônia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]