A Banda mais Bonita da Cidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Banda Mais Bonita da Cidade
A Banda Mais Bonita da Cidade
Foto: Filipe Redondo
Informação geral
Origem Curitiba, Paraná
País  Brasil
Gênero(s) MPB

Indie rock
Indie folk
Folk rock

Período em atividade 2009 — atualmente
Afiliação(ões) Léo Fressato
Influência(s) Beirut
Página oficial Página oficial
Integrantes Uyara Torrente (vocalista)

Vinícius Nisi (tecladista)
Thiago Ramalho (guitarrista)
Marano (baixista)
Luís Bourscheidt (baterista) [1]

A Banda Mais Bonita da Cidade é uma banda brasileira de MPB e Indie rock formada em 2009, que ficou conhecida dentro e fora do país com o vídeoclipe da música Oração, lançado no YouTube, em 2011.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A banda foi formada em 2009 com a proposta de cantar autores locais, desde então, pesquisou os produtos de vários compositores, escolheu músicas e passou a rearranjá-las para deixar ao estilo do grupo.[3] [4]

Participou de apresentações musicais no Wonka Bar, em Curitiba, como o show "Canções de Inverno" de Luiz Felipe Leprevost e o show "A Saudade Mata Gente, Panaca" de Uyara Torrente. Foi sendo criada e desenvolvida a idéia de produzir as músicas de compositores curitibanos.[5]

Por causa do videoclipe que originou o grande sucesso, a banda concorreu ao VMB 2011, na categoria "Webclipe", sendo, no entanto, derrotada pela Banda Uó com a música "Shake de Amor".[6]

Oração[editar | editar código-fonte]

O videoclipe de "Oração" foi gravado em plano-sequência e foi lançado no YouTube em 13 de maio de 2011.[7] Recebeu quase 5 milhões de visualizações em apenas três semanas.[8]

Foi considerada a revelação musical e videoclíptica da semana (18/05/2011) pelo website da MTV.[9]

O vídeo foi gravado, no dia de aniversário de 24 anos da vocalista em uma casa de mais cem anos situada no sítio da avó de uma amiga da banda, na cidade de Rio Negro, no Paraná. [10] [11] Este, não tinha necessariamente o intúito de ser um videoclipe, mas sim o registro de um trabalho com 16 amigos de diferentes regiões do Brasil.[12] [8]

A ideia do clipe consiste no cantor e compositor Leo Fressato sendo filmado em tempo real passeando pelos cômodos da casa com um gravador. Pelo caminho, vai encontrando músicos que o acompanham com diversos instrumentos. A canção é formada, basicamente, pela repetição de um refrão com quatro estrofes durante seis minutos. Considerada de ritmo contagiante, a música tornou-se sucesso em redes sociais pela letra simples com mensagem facilmente interpretada, se tornando mais um viral brasileiro no YouTube.

Discografia[editar | editar código-fonte]

A Banda Mais Bonita da Cidade (Primeiro Albúm)[editar | editar código-fonte]

Ainda em 2009, o tecladista da banda Vinícius Nisi usava seu canal no YouTube de nome "Vini83" para postar vídeos da banda em shows e também em gravações caseiras. Uma dessas gravações foi o vídeo Oração, que obteve um relativo sucesso e ajudou muito na divulgação do trabalho da banda . A banda utilizou o Catarse.me, um site que promove financiamentos coletivos de projetos culturais, para arrecadar fundos para a produção de cada faixa do CD, prometendo premiar os colaboradores com CD's personalizados, camisetas, participação em festas da banda e até mesmo desenhos confeccionados pela vocalista Uyara Torrente. O álbum foi disponibilizado para download gratuito no site oficial da banda em 31 de outubro de 2011 e lançado oficialmente em 12 de dezembro de 2011, em um show no Teatro Guairinha, em Curitiba. Depois disso, a banda seguiu fazendo shows pelo Brasil e também em Portugal, França, Espanha, Argentina e Uruguai.[13]

Vinil Compacto 7 - Canções que Vão Morrer No Ar[editar | editar código-fonte]

No ano de 2012, A Banda Mais Bonita da Cidade e o cantor China realizaram nos dias 15 e 16 de Junho o show "Canções que Vão Morrer no Ar" no Teatro Paiol, em Curitiba. A boa repercussão do show, rendeu à banda, a criação de um vinil compacto de sete polegadas, composto por duas canções: "Terminei Indo" (lado A), e "Só serve pra dançar" (lado B). As duas escritas por China, sendo a primeira com a colaboração de Yuri Queiroga e Jr. Black.

O disco foi lançado no dia 15 de dezembro do mesmo ano, também no Paiol, trazendo o mesmo show de junho. Devido a grande procura de ingressos para o show, a banda abriu uma sessão extra de apresentação que aconteceu logo após o lançamento oficial do vinil. Foi disponibilizado para download gratuito, um álbum inédito composto por 5 canções, incluindo as duas que compõe o vinil.[14]

O Mais Feliz da Vida[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2013, a banda lançou o álbum O Mais Feliz da Vida, disponível gratuitamente no site oficial, e também à venda no iTunes Store.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. A Banda Mais Bonita da Cidade.. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Página visitada em 25 de outubro de 2013.
  2. Quinteto curitibano reúne dezesseis convidados para gravar clipe em plano-sequência. UOL. Grupo Folha (20 de maio de 2011). Página visitada em 25 de outubro de 2013.
  3. Oração da Banda Mais Bonita da Cidade vira hit. Os Paparazzi (21 de maio de 2011). Página visitada em 25 de outubro de 2013.
  4. "O país inteiro está compartilhando a nossa alegria", diz Uyara. G1 (21 de maio de 2011). Página visitada em 25 de outubro de 2013.
  5. A Banda Mais Bonita da Cidade. Last.fm. Página visitada em 25 de outubro de 2013.
  6. MTV anuncia lista de indicados ao VMB 2011. VEJA.com (26 de agosto de 2011). Página visitada em 25 de outubro de 2013.
  7. Banda curitibana vira hit na internet [ligação inativa]. Jornale. Tutela Empresarial Ltda. (21 de maio de 2011). Página visitada em 21 de maio de 2011.
  8. a b Vídeo de 'Oração' teve mais de 3 milhões de acessos em apenas 10 dias.. G1 (29 de maio de 2011). Página visitada em 25 de outubro de 2013.
  9. Rocha, Davi (20 de maio de 2011). A Banda Mais Bonita da Cidade nos conta os bastidores do clipe 'Oração' [ligação inativa]. MTV Brasil. Grupo Abril. Página visitada em 30 de maio de 2011.
  10. Fred Burle no Cinema: Oração - A Banda Mais Bonita da Cidade. Fred Burle no Cinema (21 de maio de 2011). Página visitada em 25 de outubro de 2013.
  11. Nunca foi tão fácil produzir um bom viral. Rolling Stone Brasil (julho de 2011). Página visitada em 25 de outubro de 2013.
  12. “Oração” foi literalmente o registro de uma festa. UOL Música (20 de maio de 2011). Página visitada em 25 de outubro de 2013.
  13. 'Banda Mais Bonita' participa da YouFest na Espanha. G1 (25 de setembro de 2012). Página visitada em 25 de outubro de 2013.
  14. A Banda Mais Bonita da Cidade faz show no Paiol. Fundação Cultural de Curitiba (12 de dezembro de 2012). Página visitada em 25 de outubro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.