Adenochilus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaAdenochilus
Adenochilus nortonii

Adenochilus nortonii
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Subfamília: Orchidoideae
Tribo: Diurideae
Subtribo: Caladeniinae
Género: Adenochilus
Hook.f. 1853
Espécie-tipo
Adenochilus gracilis
Hook.f. 1853
Distribuição geográfica
Adenochilus distribution map.png

Adenochilus é um género botânico pertencente à família das orquídeas, ou Orchidaceae, classificado na subtribo Caladeniinae da tribo Diurideae. É o único gênero de Caladeniinae que não apresenta tubérculos radiculares, substituídos por rizomas alongados, é também o único gênero com mais de um caule por planta. Adenochilus é composto por apenas duas espécies terrestres, Adenochilus gracilis, originária da Nova Zelândia, Ilha Stewart e Ilha Chatham, e Adenochilus nortonii que é endêmica de duas áreas restritas, em New South Wales e New England, na Austrália,[1] em ambos os casos habitando áreas geralmente elevadas ou montanhosas, sempre ocorrendo em locais recobertos de musgo, em meio a camadas de folhas em decomposição, ou fendas de rochas ou escarpas abrigadas da luz solar direta. São pantas de cultivo muito difícil.[2]

Espécies anuais que apresentam caules curtos, eretos, não ramificados, com uma única folha membranácea plana, e inflorescência terminal com apenas uma ou duas flores ressupinadas de cores discretas ou brancas, de segmentos livres, externamente recobertos por pêlos glandulares avermelhados. A sépala dorsal é muito mais larga que as restantes, bastante côncava e tombada sobre a coluna; as pétalas são menores que as sépalas laterais. O labelo é muito menor que os outros segmentos, trilobado, com lobo central estreito e acuminado, preso à coluna por uma garra basal, recoberto por pequenas glândulas que se avolumam e concentram em linha central ao longo de todo o labelo. A coluna é curva e delicada, recoberta por pilosidades avermelhadas, terminando em extremidade de margens denticuladas que quase completamente recobrem a capa da antera e suas oito polínias.[3]


Publicação[editar | editar código-fonte]

  • Adenochilus Hook.f., Fl. Nov.-Zel. 1: 246 (1853).


Espécies[editar | editar código-fonte]

  1. Adenochilus gracilis Hook.f., Fl. Nov.-Zel. 1: 246 (1853).
  2. Adenochilus nortonii Fitzg., Austral. Orch. 1(2): t. 2 (1876).

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. R. Govaerts et al.: World Checklist of Orchidaceae. The Board of Trustees of the Royal Botanic Gardens, Kew. Publicado na Internet (em inglês) (Consultada em fevereiro de 2009).
  2. Richards, Helen: (2001) Adenochilus em A. M. Pridgeon, P. J. Cribb, M. W. Chase, and F. N. Rasmussen eds., Genera Orchidacearum, vol. 2, Orchidoideae part 1. Oxford University Press, Oxford, UK ISBN 0198507100.
  3. Jones, David: (2001) Adenochilus em A. M. Pridgeon, P. J. Cribb, M. W. Chase, and F. N. Rasmussen eds., Genera Orchidacearum, vol. 2, Orchidoideae part 1. Oxford University Press, Oxford, UK ISBN 0198507100.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Adenochilus
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Adenochilus
Ícone de esboço Este artigo sobre orquídeas (família Orchidaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.