Adoração dos Reis (Bruegel)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bruegel, 1564) - Adoração dos Reis Magos

A Adoração dos Reis é uma pintura a óleo sobre painel da Adoração dos Reis Magos pelo artista renascentista holandês Pieter Bruegel, o Velho pintada em 1564, e agora na National Gallery, Londres.

É uma das poucas pinturas de Pieter Bruegel, o Velho, no formato retrato, em vez de seu formato de paisagem habitual. Duas outras pinturas da Adoração de Brueghel sobreviveram: uma anterior A Adoração dos Reis, em têmpera sobre tela, datada de c.1556 (Museus Reais de Belas-Artes da Bélgica, Bruxelas); e outra pintura a óleo sobre painel, Adoração dos Magos em uma Paisagem de Inverno, datada de 1563 ou 1567 (Coleção Oskar Reinhart 'Am Römerholz', Winterthur).

A Adoração dos Reis Magos (do título da seção em latim da Vulgata, A Magis adoratur) é o nome tradicionalmente dado ao tema cristão parte da Natividade, no qual os três reis magos, representados como reis vindos do oriente, tendo encontrado Jesus ao seguir a estrela de Belém, colocam aos pés do Menino Jesus presentes de ouro, incenso e mirra. Eles também o adoram como "rei dos judeus". Este evento foi relatado em Mateus 2:11.

Referências