Adriano Sarney

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adriano Sarney
Deputado estadual pelo Maranhão
Período 1 de fevereiro de 2015
até 1 de fevereiro de 2023
Dados pessoais
Nascimento 20 de junho de 1980 (43 anos)
São Luís, MA
Progenitores Pai: Sarney Filho
Parentesco Fernando Sarney (tio)
José Sarney (avô)
Marly Sarney (avó)
Roseana Sarney (tia)
Partido PV (2003-presente)
Profissão Administrador, Economista e Deputado Estadual

José Adriano Cordeiro Sarney, mais conhecido como Adriano Sarney (São Luís, 20 de junho de 1980) é um economista, administrador e político brasileiro filiado ao Partido Verde (PV). É neto do ex-presidente da República, José Sarney, e filho do ex-ministro do meio ambiente, Sarney Filho. Foi deputado estadual pelo Maranhão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formado em Economia e Mestre pela Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne, França e Pós Graduado em Administração pela Universidade Harvard University, Faculty of Arts and Sciences, Cambridge, EUA, e é articulista do jornal O Estado do Maranhão.

Em 2014, foi eleito pela primeira vez à deputado estadual. Apoiou Lobão Filho ao governo do Maranhão e Dilma Rousseff à presidência da república.

Em 2016 foi líder da bancada do Partido Verde na Assembleia Legislativa. Foi Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos em 2015 e da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional em 2016. Foi eleito para a Mesa Diretora para o período 2017-2018. Foi Presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. É o líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa ao governo Flávio Dino.

Em 2018, foi reeleito deputado estadual com mais de 50 mil votos. Apoiou Roseana Sarney para o Governo do Maranhão e Jair Bolsonaro à Presidência da República. Foi o Líder da Oposição na Assembleia Legislativa ao governo Flávio Dino.

Em 2020, foi lançado como candidato a Prefeito de São Luís pelo Partido Verde, mas retirou a candidatura em setembro.

Em 2022, tenta a reeleição, mas recebe 22.491 votos e não obtém êxito na reeleição.[1]

Em março de 2023, assumiu como presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).[2]

Referências

  1. «Apuração das Eleições 2022 para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais». noticias.uol.com.br. Consultado em 22 de novembro de 2022 
  2. Cutrim, John (1 de março de 2023). «Brandão anuncia Adriano Sarney na MOB; Gilberto Lins irá para o Porto e Joslene segue na Secid». Blog John Cutrim. Consultado em 5 de março de 2023