Partido Verde (Brasil)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Partido Verde
PV Logo.svg
Número no TSE 43
Presidente José Luiz de França Penna
Fundação 30 de setembro de 1993 (20 anos)
Sede Brasília
Ideologia Ambientalismo, Federalismo, Parlamentarismo, Sincretismo político, Centrismo
Afiliação internacional Global Verde e Federação dos Partidos Verdes das Américas
Governadores (2010)
0 / 27
Prefeitos (2012)
97 / 5 568
Senadores (2010)
1 / 81
Deputados federais (2010)
9 / 513
Deputados estaduais (2010)
37 / 1 024
Vereadores (2012)
1 582 / 56 810
Espectro político Centro[1]
Cores       Verde

      Branco
Site Página oficial do PV
Política do Brasil
Partidos políticos
Eleições

Partido Verde (PV) é um partido político brasileiro. Surgiu no cenário político da década de 1980 baseado nas tendências ambientalistas em curso na Europa, tendo entre seus primeiros articuladores Fernando Gabeira, Lúcia Veríssimo, Alfredo Sirkis, Domingos Fernandes e José Luiz de França Penna. O código eleitoral é o 43[2] e sua cor é o verde.

História

O Partido Verde brasileiro surgiu em janeiro de 1986. Foi fundado por ambientalistas e outros ativistas de movimentos sociais, tendo como suas mais expressivas lideranças Carlos Minc, que depois voltou ao PT, Melo Viana, Fernando Gabeira, Alfredo Sirkis, Domingos Fernandes, José Luiz de França Penna; posteriormente aderiram o deputado Sarney Filho e mais recentemente, em 2009, a senadora Marina Silva, que deixou o partido em 2011. Da fundação realizada no Rio de Janeiro, participou uma delegação de Santa Catarina, formada por Olga Maria Carvalho Luz, Luiz Henrique Gevaerd, Marcos Bayer, Consuelo Luz Lins, entre outros. Enquanto os cariocas sofriam as influências europeias do filósofo francês André Gorz, os catarinenses refletiam a influência dos norte americanos, sobretudo William Ophuls (autor de Ecology and Politics of Scarcity), Harry Boyte (autor de The Backyard Revolution) e Barry Commoner (autor de The Poverty of Power), sob a influência do professor brasileiro Alberto Guerreiro Ramos, na University of Southern California, em Los Angeles.

Nas eleições municipais de 2008, o PV elegeu pela primeira vez um prefeito em uma capital brasileira, no caso a prefeita Micarla de Sousa, eleita no 1º turno com 51% dos votos, que comanda Natal, capital do Rio Grande do Norte. Quatro anos após seu mandado, Micarla de Souza se mostrou com um dos piores índices de rejeição da história daquela capital (92 %) [3] [4] [5] , inviabilizando alianças [6] e pressionando-a a abandonar a candidatura a reeleição em 2012 [7] .

Propostas defendidas pelo Partido

Os principais aspectos programáticos do PV são o desenvolvimento sustentável, e a diminuição da desigualdade social. Defende o pacifismo,[carece de fontes?] o federalismo, o parlamentarismo, a democracia direta e o poder local. Esses temas, porém, carecem de uma discussão profunda no partido.

Para evitar a eleição direta, sua executiva permanece provisória, apesar dos 25 anos de existência. A revisão estaturária a partir de 2011 passa a ser proposta pelo grupo interno Transição Democrática. Esse grupo, que tem Marina como referencial, propõe profundas alterações estatutárias e inclusive a participação dos filiados "em rede", pela internet, tendo criado um site para estimular essa mobilização. Seus fundadores incluem em seu programa a legalização do casamento homossexual, legalização e descriminalização do aborto e das drogas,[8] mas a partir do ingresso de Marina Silva essa posição está sendo revista por não representar consenso na sociedade brasileira. Marina propôs que tais temas polêmicos sejam submetidos a um plebiscito, o que não ocorreu até o momento.

O partido se diz estar em uma posição no espectro político que ultrapassaria a questão "esquerda-direita", com o discurso de que a visão antecipatória proposta pelo PV não está à direita nem à esquerda, mas à frente.[1]

A representatividade do PV na política brasileira

O partido não possui grande força política no país, diferente de alguns dos seus similares europeus (como o Partido Verde da Alemanha). Por um bom tempo seu único representante no congresso Nacional era o Deputado Federal Fernando Gabeira, pelo Estado do RJ (1995-1998; 1999-2002). Após ter estado um breve período no PT, Gabeira retornou ao PV em 2005. Durante vinte e oito meses a partir de 2003, o partido constituiu a base de apoio do Governo Lula, rompendo na segunda quinzena de maio de 2005, alegando descontentamento geral com as políticas ambientais do atual governo.O Presidente Nacional do PV é o potiguar José Luiz de França Penna, que sucedeu o ex-vereador carioca Alfredo Sirkis, ex secretário municipal de meio ambiente e secretário municipal de urbanismo do Rio de Janeiro, em diferentes gestões.

Ranking da corrupção

Com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral divulgou um balanço, em 4 de outubro de 2007, com os partidos com maior número de parlamentares cassados por corrupção desde o ano 2000. O PV aparece em último lugar na lista, com uma cassação, empatado com Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Partido de Reedificação da Ordem Nacional (PRONA) e Partido Republicano Progressista (PRP).[9]

Candidatura de Marina Silva

Com a influência do grupo da senadora Marina, o PV apresentou crescimento significativo em todo o país, lançando pré-candidatos ao governo em vários estados. Marina Silva foi candidata a presidenta pela sigla nas eleições de 2010 numa chapa "puro-sangue", já que o partido não fez alianças a nível nacional com outros partidos. Na Convenção oficial realizada em 10 de junho de 2010 o Partido Verde homologou sua chapa presidencial para as eleições 2010, com Marina Silva e Guilherme Leal. Além da chapa presidencial, o PV anunciou os candidatos a governador de dez Estados e o Distrito Federal. Foram confirmados os nomes dos seguintes candidatos a governador: Fernando Gabeira (RJ), Fabio Feldmann (SP), Luiz Bassuma (BA), Eduardo Brandão (DF), José Fernando Aparecido (MG), Sergio Xavier (PE), Paulo Salamuni (PR), Montserrat Martins (RS), Teresa Britto (PI), e Reynaldo Moraes (SE). Os verdes aprovaram uma moção de repudio ao relatório com alterações no Código Florestal brasileiro, apresentada nesta semana no Congresso Nacional, pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Em 3 de outubro de 2006, o Partido Verde atingira 3,6 % de votos válidos, com 3.368.560 de votos válidos. Já nas eleições presidenciais de 3 de outubro de 2010, os votos em Marina Silva contabilizaram quase 20%, sendo registrado pela imprensa brasileira e internacional como o grande responsável por levar a eleição para o segundo turno, tendo sido a candidata mais votada entre os terceiros colocados nas eleições presidenciais desde a redemocratização da Federação brasileira.

Partido Verde em São Paulo

O partido é dividido no estado em 21 bacias hidrográficas, sendo que na capital são 4 bacias - As Bacias Hidrográficas são as administrações regionais do PV no estado de São Paulo. São elas que congregam as executivas municipais do partido.

A presidente estadual do partido era Maurício Brusadin (até a criação do movimento Transição Democrática) e o presidente municipal da capital Carlos Galeão Camacho.

Em 2011, Maurício Brusadin junto com lideranças de outros estados que se mostram afinados com Marina Silva, criou o movimento Transição Democrática (com site próprio), dedicado à democratização interna do PV. Isso lhe custou o cargo de Presidente Estadual, destituído pelo Presidente Nacional. Atualmente o cargo é ocupado por Marco Antônio M'Roz.[10]

Esse episódio faz parte de uma luta interna que pode levar ao afastamento de todo esse grupo do PV, como já vem sendo especulado pela imprensa em junho de 2011. Logicamente esse grupo, chamado "marinheiros" acabou deixando do Partido.

Participação do PV nas eleições

Eleições estaduais

Candidatos majoritários apoiados pelo PV em 2014 [11]
UF Governador e vice Senador Coligação
AC Bocalom (DEM) Luciano Barbosa (PMDB) PV / DEM / PMN
Henrique Afonso (PV)
AL Renan Filho (PMDB) Collor de Mello (PTB) PV / PTdoB / PMDB / PTB / PCdoB
PSC / PHS / PROS / PSD / PDT / PT
Luciano Barbosa (PMDB)
AM José Melo (PROS) Omar Aziz (PSD) PV / PROS / DEM / PSL / PTN
PRP / PSDB / PRTB / PHS / PTC
PR / PSC / PEN / PSD / SD / PTdoB
Henrique Oliveira (SD)
AP Bruno Mineiro (PTdoB) Promotor Moisés (PEN) PV / PTdoB / PRB / PHS / PR
PEN / PROS / PSDC / PTN
Aline Gurgel (PR)
BA Paulo Souto (DEM) Geddel Lima (PMDB) PV / DEM / PSDB / PMDB / SD
PTN / PROS / PRB / PSC / PTC
PPS / PRP / PSDC
Joaci Góes (PSDB)
CE Camilo Santana (PT) Mauro Filho (PROS) PV / PRB / PP / PDT / PT / PTC / SD
PTB / PSL / PEN / PHS / PMN / PSD
PTdoB / PROS / PRTB / PPL / PCdoB
Izolda Cela (PROS)
DF Agnelo Queiroz (PT) Geraldo Magela (PT) PV / PT / PP / PMDB / PRB / PHS
PRP / PPL / PTN / PTdoB / PEN
PSC / PROS / PTC / PSL / PCdoB
Tadeu Filippelli (PMDB)
ES Renato Casagrande (PSB) Neucimar Fraga (PV) PV / PSB / PSDC / PSL / PP / PTB
PTdoB / PPS / PR / PSC / PSD
PTC / PCdoB / PHS / PTN / PPL
PMN / PRB / PRTB
Fabrício Gandini (PPS)
GO Marconi Perillo (PSDB) Vilmar Rocha (PSD) PV / PRB / PPS / PDT / PTdoB
PSL / PR / PP / PHS / PMN / PROS
PTC / PSDB / PEN / PSD / PTB
José Eliton (PP)
MA Lobão Filho (PMDB) Gastão Vieira (PMDB) PV / PMDB / PSL / PEN / PSDC
PRP / PTN / PMN / PSC / PHS
PRTB / PR / PRB / DEM
PSD / PT / PTB / PTdoB
Arnaldo Melo (PMDB)
MG Pimenta da Veiga (PSDB) Antônio Anastasia (PSDB) PV / PSDB / PP / DEM / PSD
PTB / PPS / PDT / PR / PMN
PSC / PSL / PTC / SD
Dinis Pinheiro (PP)
MS Delcídio do Amaral (PT) Ricardo Ayache (PT) PV / PT / PDT / PSL / PTB
PSDC / PROS / PCdoB
PTC / PPL / PRP / PR
Londres Machado (PR)
MT Pedro Taques (PDT) Jayme Campos (DEM) PV / PDT / PP / DEM / PSDB
PSB / PPS / PTB / PSDC
PSC / PRP / PSL / PRB
Carlos Fávaro (PP)
PA Zé Carlos (PV) Professor Simão (PV) PV
Isaura Guerreiro (PV)
PB Ricardo Coutinho (PSB) Lucélio Cartaxo (PT) PV / PSB / PT / DEM
PHS / PDT / PRP / PSL
PRTB / PCdoB / PPL
Lígia Feliciano (PDT)
PE Paulo Câmara (PSB) Fernando Coelho (PSB) PV / PMDB / PCdoB / PSB / PTC
PRP / PTN / PR / SD / PPS / PRTB
PSDB / PSD / PPL / DEM / PHS
PSDC / PROS / PP / PEN / PSL
Raul Henry (PMDB)
PI Zé Filho (PMDB) Wilson Martins (PSB) PV / PMDB / PSDB / PCdoB / PTdoB
PSB / PDT / PTN / PPS / DEM / PSDC
PSL / PMN / PRB / PTC / PSD / PEN
Sílvio Mendes (PSDB)
PR Roberto Requião (PMDB) Marcelo Almeida (PMDB) PV / PMDB / PPL
Rosane Ferreira (PV)
RJ Lindberg Farias (PT) Romário (PSB) PV / PT / PSB / PCdoB
Roberto Rocco (PV)
RN Henrique Alves (PMDB) Vilma de Faria (PSB) PV / PMDB / PR / PSB / PROS / PDT
SD / PSC / PTB / PPS / PHS / PSDB
PSDC / PRB / PTN / PMN / PRP
João Maia (PR)
RO Jaqueline Cassol (PR) Ivone Cassol (PP) PV / PP / PR / PPS / PROS / PTC
Carlos Magno (PP)
RR Ângela Portela (PT) Telmário Mota (PST) PV / PT / PDT / PCdoB / PTC
Alexandre Henklain (PDT)
RS Vieira da Cunha (PDT) Lasier Martins (PDT) PV / PDT / PSC / DEM / PEN
Flávio José Gomes (PSC)
SC Raimundo Colombo (PSD) Dário Elias Berger (PMDB) PV / PSD / PRB / PMDB / PR
PTB / PSC / PSDC / PROS
PCdoB / PDT / DEM
Eduardo Pinho Moreira (PMDB)
SE Eduardo Amorim (PSC) Maria do Carmo (DEM) PV / DEM / PSL / PP / PTdoB
PSC / PTC / PSDB / PTB / SD
PPS / PHS / PMN / PR / PEN
Augusto Franco Neto (PSDB)
SP Gilberto Natalini (PV) Kaká Werá (PV) PV
Maria Lúcia Haidar (PV)
TO Marcelo Miranda (PMDB) Kátia Abreu (PMDB) PV / PMDB / PT / PSD
Marcelo Lélis (PV)
Candidatos majoritários apoiados pelo PV em 2010 [12]
Legenda: em verde estão os candidatos eleitos.
UF Governador e vice Senadores Coligação
AC Tião Viana (PT) Jorge Viana (PT) PV / PRB / PDT / PT / PTB
PTN / PR / PSDC / PHS / PTC
PSB / PP / PRP / PCdoB
Cesar Messias (PP) Edvaldo Magalhães (PCdoB)
AL Jeferson Piones (PRTB) Afonso Lacerda (PRTB) PV / PRTB / PTN
Eusves Plex (PRTB) Paulo Nunes (PRTB)
AM Hissa Abrahão (PPS) Artur Virgílio (PSDB) PV / PPS / PSDB
Mário Mendes (PSDB) -
AP Jorge Amanajas (PSDB) Gilvam Borges (PMDB) PV / PTN / PSC
PPS / PMDB / PSDB
Francisco Favacho (PMDB) Papaleo (PSDB)
BA Luiz Carlos Bassuma (PV) Edson Duarte (PV) PV
Lilia Amorim (PV) -
CE Marcelo Silva (PV) Polo (PV) PV
Aristides Braga Neto (PV) -
DF Eduardo Brandão (PV) Moacir Bueno (PV) PV
Luiz Maranhão (PV) Cadu Valadares (PV)
ES Renato Casagrande (PSB) Magno Malta (PR) PV / PDT / PSC / PMDB / PTdoB
PTN / PT / PSDC / PHS / PCdoB
PTC / PSB / PRB / PRP / PP / PR
Givaldo Vieira (PT) Ricardo Ferraço (PMDB)
GO Vanderlan Cardoso (PR) Paulo Roberto Cunha (PP) PV / PP / PTN / PSC / PR
PSDC / PSB / PDT / PRP
Ernesto Roller (PP) Renner (PP)
MA Roseana Sarney (PMDB) Edison Lobão (PMDB) PV / PP / PTdoB / PTB / PMDB
PSL / PTN / PSC / PRTB / DEM
PR / PMN / PRB / PRP / PT / PHS
Washington Luiz de Oliveira (PT) João Alberto (PMDB)
MG José Fernando Aparecido (PV) - PV
Leonardo Mattos (PV) -
MS Zeca do PT (PT) Delcídio (PT) PV / PDT / PT / PSL / PSC
PSDC / PP / PRP / PCdoB
Tatiana Ujacow (PV) Dagoberto Nogueira (PDT)
MT Mauro Mendes (PSB) Pedro Taques (PDT) PV / PPS / PSB / PDT
Otaviano Pivetta (PV) Naildo (PV)
PA Ana Júlia Carepa (PT) Paulo Rocha (PT) PV / PP / PDT / PT / PTB
PTN / PSC / PR / PHS / PTC
PSB / PRB / PC doB / PTdoB
Anivaldo do Vale (PR) Yamada (PTB)
PB Ricardo Coutinho (PSB) Cassio Cunha Lima (PSDB) PV / PTN / PPS / DEM / PTC
PSB / PDT / PRP / PSDB
Rômulo Gouveia (PSDB) Efraim Moraes (DEM)
PE Sérgio Xavier (PV) Renê Patriota (PV) PV
Nely Queiroz (PV) -
PI Teresa Britto (PV) Antonio Florentino (PV) PV
José Solon (PV) -
PR Paulo Salamuni (PV) Rubens Hering (PV) PV
Flávia Romagnoli (PV) -
RJ Fernando Gabeira (PV) Cesar Maia (DEM) PV / DEM / PPS / PSDB
Márcio Fortes (PSDB) Marcelo Cerqueira (PPS)
RN - Garibaldi Alves Filho (PMDB) PV / PMDB / PR
- -
RO João Cahulla (PPS) Ivo Cassol (PP) PV / PTB / PSL / PTN / PPS
PSDC / PHS / PMN / PP / PRP
Tiziu Jidalias (PP) Melki Donadon (PHS)
RR - Telmário Mota (PDT) PV / PRB / PDT / PSL / PSDC
PRTB / PMN / PRP / PCdoB
- Aimberê Freitas (PV)
RS Montserrat Martins (PV) Prof Marcos Monteiro (PV) PV
Doris Shlatter (PV) -
SC Rogério Novaes (PV) Fabiano Piovezan (PV) PV
Guaraci Fagundes (PV) -
SE João Alves Filho (DEM) Antonio Leite (PV) PV / PTN / PPS / DEM
PHS / PMN / PP / PSDB
Nilson Lima (PPS) -
SP Fabio Feldmann (PV) Ricardo Young (PV) PV
Rogerio Menezes (PV) -
TO Siqueira Campos (PSDB) João Ribeiro (PR) PV / PTB / PTN / PSC / PR
DEM / PRTB / PMN / PTC
PRB / PSDB / PTdoB
João Oliveira (DEM) Vicentinho Alves (PR)
Candidatos majoritários apoiados pelo PV em 2006 [13]
Legenda: em verde estão os candidatos eleitos.
Obs: em AC, PB, PE e RN o partido não apoiou candidatos a governador nem a senador.
UF Governador e vice Senador Coligação
AL João Lyra (PTB) Nonô Netto (PFL) PV / PP / PTB / PFL / PMN
Celso Luiz (PMN)
AM - Francisco Tomaz (PV) PV
-
AP Waldez Góes (PDT) José Sarney (PMDB) PV / PMDB / PSC
PDT / PP / PRONA
Pedro Paulo Dias (PP)
BA Jaques Wagner (PT) - PV / PT / PMDB / PMN / PSB
PPS / PCdoB / PTB / PRB
Edmundo Pereira Santos (PT)
CE Cid Gomes (PSB) Inácio Arruda (PCdoB) PV / PSB / PMDB / PCdoB
PT / PRB / PP / PHS / PMN
Professor Pinheiro (PT)
DF Arlete Sampaio (PT) Agnelo Queiroz (PCdoB) PV / PT / PCdoB
PSB / PRTB / PRB
Gastão Ramos (PV)
ES - Renato Casagrande (PSB) PV / PRB / PT / PSC
PL / PMN / PSB / PCdoB
-
GO Alcides Rodrigues (PP) Marconi Perillo (PSDB) PV / PP / PRTB /PTN
PL / PPS / PTB / PAN / PMN
PHS / PRP / PSDB / PTdoB
Ademir Menezes (PSDB)
MA Roseana Sarney (PFL) Epitácio Cafeteira (PTB) PV / PSC / PRTB / PMDB / PTN
PP / PL / PFL / PTB / PHS / PRP
João Alberto (PMDB)
MG - Ronaldo Vasconcellos (PV) PV
-
MS - Carlos Menezes Leite (PV) PV
-
MT Blairo Maggi (PPS) Jaime Campos (PFL) PV / PP / PTB / PFL / PTN
PL / PPS / PMDB / PAN
PRTB / PMN / PTC / PSB
Silval Barbosa (PMDB)
PA Almir Gabriel (PSDB) Mário Couto (PSDB) PV / PP / PTB / PTC / PSC / PL
PFL / PAN / PRTB / PHS / PMN
PRP / PSDB / PRONA / PTdoB
Valéria Pires Franco (PFL)
PR Melo Viana (PV) Paulo Salamuni (PV) PV
Edna Belini (PV)
PI Firmino Filho (PSDB) Freitas Neto (PSDB) PV / PPS / PSDB / PTdoB
Luiz Menezes (PPS)
RJ Denise Frossard (PPS) Alfredo Sirkis (PV) PV / PPS / PFL
Eider Dantas (PFL)
RS Edison Pereira (PV) Nelson Vasconcelos (PV) PV
Roberto Winkler (PV)
RO Ivo Cassol (PPS) Expedito Júnior (PPS) PV / PTN / PPS
PFL / PAN / PRONA
João Cahulla (PPS)
RR Romero Jucá (PMDB) Teresa Surita (PPS) PV / PMDB / PPS / PSB / PMN
PRB / PT / PCdoB / PSC / PTC
Lurdinha Pinheiro (PPS)
SC Esperidião Amin (PP) Gerson Antônio Basso (PV) PV / PP / PMN / PRONA
Hugo Biehl (PP)
SP Cláudio de Mauro (PV) Domingos Fernandes (PV) PV
Aurélio Nomura (PV)
SE João Alves Filho (PFL) Maria do Carmo Alves (PFL) PV / PTN / PAN / PSDB / PPS
PFL / PP / PHS / PSC / PTdoB
Fabiano Oliveira (PSDB)
TO Siqueira Campos (PSDB) Siqueira Campos (PSDB) PV / PSDB / PTB / PSC
PL / PSB / PP / PTdoB
Ronaldo Dimas (PSDB)
Candidatos majoritários apoiados pelo PV em 2002 [14]
Legenda: em verde estão os candidatos eleitos.
Obs: em PE, RO, RR e TO o partido não apoiou candidatos a governador nem a senador.
UF Governador e vice Senadores Coligação
AC Jorge Viana (PT) Marina Silva (PT) PV / PT / PL / PTdoB
PMN / PCdoB / PSDC
Binho Marques (PT) -
AL Ronaldo Lessa (PSB) - PV / PSB / PST / PAN / PHS
PSC / PTC / PSDC / PRONA
PRP / PGT / PTdoB / PSL
Luís Abílio (PSB) -
AM Serafim Corrêa (PSB) Plínio Valério (PV) PV / PSB / PTC / PPB
Luís Fernando Nicolau (PPB) -
AP Dalva Figueiredo (PT) Plínio Valério (PT) PV / PT / PHS / PMN / PCdoB
PCB / PSC / PL / PST / PRONA
Ivanci Magno de Oliveira (PT) -
BA Jaques Wagner (PT) Waldir Pires (PT) PV / PT / PCdoB / PMN
Nilza Lima (PT) Haroldo Lima (PCdoB)
CE Lúcio Alcântara (PSDB) Tasso Jereissati (PSDB) PV / PSDB / PPB / PSD
Maia Júnior (PSDB) -
DF Rodrigo Rollemberg (PSB) João Arnolfo (PV) PV / PHS / PSB
Tenente-Coronel Mendes (PSB) -
ES Paulo Hartung (PSB) Odmar Péricles Nascimento (PSB) PV / PSB / PSD / PSC / PHS
PTdoB / PAN / PSL / PRONA
Wellington Coimbra (PSB) Ricardo Rossetti Conde (PV)
GO Marina Sant'anna (PT) Clélia Brandão Craveiro (PT) PV / PT / PTN / PCB
PMN / PCdoB / PTdoB
Arquicelso Leão Leite (PT) Martiniano Cavalcante (PV)
MA José Reinaldo Tavares (PFL) Roseana Sarney (PFL) PV / PFL / PST / PSDC
PSC / PMDB / PSD
Jura Filho (PMDB) Edison Lobão (PFL)
MG Aécio Neves (PSDB) Zezé Perrella (PFL) PV / PPB / PSL / PTN / PFL
PAN / PRTB / PHS / PSDB
Clésio de Andrade (PFL) Eduardo Azeredo (PSDB)
MS - Carlos Antônio Menezes (PV) PV / PMN
- -
MT Blairo Maggi (PPS) Jonas Pinheiro (PFL) PV / PPB / PTN / PSC / PPS
PFL / PAN / PRP / PRTB
PSD / PSDC / PTdoB
Iraci Araújo Moreira (PPS) -
PA Simão Jatene (PSDB) Gerson Peres (PPB) PV / PSDB / PRP / PPB
PTdoB / PSD / PST / PFL
PRTB / PRONA / PSDC
Valéria Pires Franco (PFL) Duciomar Costa (PSD)
PB Cássio Cunha Lima (PSDB) Efraim Morais (PSDB) PV / PSDB / PFL
PST / PSD / PRTB
Lauremília Lucena (PSDB) Wilson Braga (PFL)
PI Judson Barros (PV) Jefferson Leite (PGT) PV / PSD / PSC / PTC / PGT
Celso Henrique Lima (PV) Robespierre Bastos (PV)
PR Rubens Bueno (PPS) Eda Maria Slomp (PV) PV / PPS
Sigrid de Mendonça (PV) -
RJ Aspásia Camargo (PV) Willy de Oliveira (PV) PV
José Augusto da Silveira (PV) -
RN Fernando Bezerra (PTB) Augusto Carlos de Viveiros (PFL) PV / PTB / PPS
PFL / PAN / PSL
Carlos Augusto Rosado (PFL) José Agripino Maia (PFL)
RS José Vilhena (PV) Roner Anderson Gonçalves (PV) PV
Gerson Rolim (PV) Paulo Renato Schmitt Cardoso (PV)
SC Sérgio Grando (PPS) Elisiani Sanches (PPS) PV / PPS / PSDC
João de Deus Medeiros (PV) Gerson Antônio Basso (PV)
SE Francisco Rollemberg (PTN) - PV / PMDB / PTN / PSDB
Miriam Ribeiro (PSDB) -
SP Pinheiro Pedro (PV) José Penna (PV) PV
Claudio Turtelli (PV) -

Eleições presidenciais

Ano Candidato(a) a Presidente Candidato(a) a Vice-Presidente Coligação Votos  % Colocação
2014 Eduardo Jorge Célia Sacramento sem coligação
2010 Marina Silva Guilherme Leal sem coligação 19.636.359 19,33
1998 Alfredo Sirkis Carla Piranda Rabello sem coligação 212.984 0,31
1994 Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Aloizio Mercadante (PT) PT, PSB, PCdoB
PPS, PSTU e PV
17.122.127 27,04
1989 Fernando Gabeira Maurício Lobo Abreu sem coligação 125.842 0,17 18º

Bancada na Câmara dos Deputados

Composição atual

Deputados AC MA MG PR RJ RN SP
10 1 1 2 1 2 1 2

Bancada eleita para a legislatura

Legislatura Eleitos  % AC BA MA MG PR RJ RN RO SP Diferença
54ª (2011-2015)
14 2,73 1 0 1 2 1 2 1 1 5 +1
53ª (2007-2011)
13 2,53 0 1 1 4 0 1 0 1 5 +8
52ª (2003-2007)
5 0,97 0 1 0 1 0 1 0 0 2 +4
51ª (1999-2003)
1 0,19 0 0 0 0 0 1 0 0 0

Fonte: Portal da Câmara dos Deputados - Bancada na Eleição.

Deputados eleitos em 2006

Deputados estaduais


  • Flávio Chaves (RR)
  • Rita Passos (SP)
  • Padre Afonso Lobato (SP)
  • Edson Giriboni (SP)
  • Reinaldo Alguz (SP)
  • Chico Sardelli (SP)
  • Feliciano Filho (SP)
  • Armando Batalha (SE)
  • Marcello Lélis (TO)

Deputados federais

Obras sobre o Partido Verde e/ou política ecologista

  • CARNEVALE, Fabiano. Pétalas do Girassol: identidades e práticas dos partidos ecologistas. Monografia de fim curso, UERJ, 2006. Pode ser baixado aqui.
  • PÁDUA, J. A.. O nascimento da política verde no Brasil: fatores exógenos e endógenos." In: LEIS, Hector R. (Org.). Ecologia e política mundial. Vozes, 1991.
  • RABÓCZKAY, Tibor. Repensando o partido verde brasileiro. Ateliê, 2004.
Opinião crítica
  • LOUZEIRO, J. Partido Verde - O clube dos amigos (Com dinheiro do Fundo Partidário). Altadena, 2008.

Referências

Ligações externas