Os Verdes (Espanha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Verdes (em castelhano Los Verdes) é um partido político ecologista espanhol. Foi fundado em 1984, como iniciativa do Manifesto de Tenerife de 1983. Tem numerosos conselheiros em diversas províncias. Deputados nos parlamentos de Baleares e anteriormente nos da Andaluzia, Catalunha e País Basco. Faz parte do Governo da Junta de Andaluzia.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado em Málaga em junho de 1984. No congresso de Granada em 1995 se transforma em confederação.

Na atualidade existem distintas organizações Verdes independentes entre si. Por isso pode-se distinguir quatro grupos diferentes e de desigual importância:

  • Los Verdes, confederação que engloba a maioria dos partidos ecologistas e que tem presença em praticamente toda a Espanha. Na atualidade conta com dois deputados nas Cortes Espanholas Curro Garrido e Joan Oms, que concorreram nas listas conjuntas com o PSOE pelas circunscrições de Sevilha e Barcelona em virtude de um acordo eleitoral com esse partido e um Eurodeputado, o valenciano David Hammerstein, que igualmente concorreu na lista conjunta com o Partido Socialista, ainda está integrado no grupo parlamentar verde do Parlamento Europeu, também contam com numerosos conselheiros por toda a Espanha.
  • Iniciativa per Catalunya Verds
  • Verdes, integrados em Esquerda Unida e Iniciativa per Catalunya Verds ainda sem deputado próprio.
  • Los Verdes-Grupo Verde, fundado em 1994, sem representação parlamentar.