Machismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Machismo Maculino consiste em caráter de macho, ou característica puramente masculina.

O machismo é muito identificado com o patriarcado, sendo este uma estrutura que relega privilégios aos homens. Apesar de muitos vejam os dois termos como sinônimos o machismo é apenas uma das crenças do patriarcado.

Embora haja controvérsias na definição atual, para muitos o Machismo não é equivalente ao feminismo, visto que para alguns o Machismo prega a superioridade masculina, e o feminismo busca em seu discurso ideológico a igualdade entre os dois sexos. Porém os sentidos originais vem sido constantemente mal interpretados, pois consistiam na conquista das igualdades sociais de emprego, direito civis e 'status' social, tornando o termo "sexismo" mais correto e igualitário para a caracterização de discriminação tanto do gênero masculino como do gênero feminino, uma vez que feminismo provém de fêmea, levando consigo o sufixo "ismo" que consiste na ação do verbo fêmea, caráter e característica puramente feminina, da mesma forma como ocorre com o machismo que é antônimo de feminismo. Portanto, dessa forma o termo feminismo é o mais inapropriado para a definição de igualdade, já que os dois termos consiste ação do gênero de um único sexo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Machismo

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre antropologia ou um antropólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.