Latino-americanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Latino-americanos
População total
Regiões com população significativa
Línguas
Português, Espanhol, Francês, Qúichua, Aimará, Guarani
Religiões
Cristianismo (a maioria católica), religiões ameríndias e de matriz africana
Grupos étnicos relacionados
afro-latino-americanos, americanos, centro-americanos, norte-americanos, ameríndios, sul-americanos, europeus, africanos

Latino-americano é todo aquele indivíduo nascido na América Latina; ou seja, o grupo de pessoas que são ou descendem de pessoas de países latino-americanos.

A idéia de latino-americano confunde-se muitas vezes com a de hispânico,[1] porém o segundo grupo engloba apenas os que possuem origem na América Espanhola.

Nos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos, é uma das classificações sócio-raciais usadas pelo censo, sendo análoga a um grupo racial. Tal decisão foi bastante criticada desde 1994, quatro anos antes de entrar em vigor .[2] Atualmente, os latinos são uma das maiores minorias da população estadunidense, porém há uma certa dificuldade em se classificar alguém como latino-americano, principalmente quando esta pessoa apresenta aparência física diferente do estereótipo padrão, que é o de que os latino-americanos são pessoas miscigenadas, de pele morena, cabelo preto e muitos traços africanos e indígenas, devido ao alto grau de miscigenação ocorrido na América Latina através dos séculos.

Para alguns estadounidenses, no entanto, isso não é muito bem compreendido, uma vez que a sociedade estadounidense historicamente teve índices de miscigenação baixos e uma parte muito pequena dos estadunidenses (não-latino-americanos) atuais descende de ameríndios. Isso é demonstrado no cinema em filmes contemporâneos, tais como O Peste (comédia) e Crash - No Limite (drama), que chegam a ironizar o fato de que alguns latino-americanos ora são vistos como brancos, ora como negros, e ora como um grupo à parte.[3]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]