Senado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Senador)
Ir para: navegação, pesquisa

Senado é uma das câmaras dos parlamentos. Seus membros – os senadores – representam os estados-membros de uma federação e podem ser eleitos diretamente (como no caso do Brasil) ou por indicação do estado que representam (exemplo típico: Alemanha).

As suas atribuições variam de país para país, sendo que no Brasil têm a responsabilidade de zelar pelos direitos constitucionais do povo, julgar o Presidente da República e analisar e votar projetos de lei, entre outras atividades. Cada estado e o Distrito Federal elegem três senadores, com um mandato de oito anos, renovando-se a representação de 4 em 4 anos, alternadamente, por um e dois terços. Cada senador é eleito com dois suplentes, registrado na sua chapa, que o substitui na ordem de registro. No Brasil, só podem ser eleitos os cidadãos que possuírem no mínimo 35 anos de idade.

Assinatura do ex-presidente do Brasil, José Sarney, como presidente do Senado Federal do Brasil.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.