Câmara dos Comuns do Reino Unido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Câmara dos Comuns do Reino Unido
House of Commons of the United Kingdom
Tipo
Tipo Câmara Baixa
Liderança
Estrutura
Membros 650
House of Commons current.svg
Sede
Old House of Commons chamber, F. G. O. Stuart.jpg
Palácio de Westminster, Londres, Reino Unido
Site
www.parliament.uk

Câmara dos Comuns do Reino Unido é a câmara baixa do Parlamento do Reino Unido composta por cerca de 650 membros chamados de Members of Parliament , ou seja, o equivalente a Deputado, sendo que um deles deve presidir a casa sendo denominado Speaker (cargo atualmente ocupado por John Bercow).

Os membros do parlamento são eleitos através do sistema distrital FPTP do Reino Unido para um mandato de cerca de 5 anos. Cada mandato dura até o Parlamento ser dissolvido para novas eleições.

Originou-se na Câmara dos Comuns da Inglaterra, fundada no século XIV e depois evoluiu para Câmara dos Comuns da Grã-Bretanha até chegar a sua forma atual. Durante séculos a câmara baixa do parlamento britânico alcançou poder maior do que a Câmara dos Lordes, mas atualmente seus membros são considerados menos influentes quando da reunião do Parlamento. Contudo, quase todos os ministros do governo são apontados pela Câmara dos Comuns desde 1902.

O Parlamento do Reino Unido, como é atualmente, descende do extinto Parlamento da Inglaterra que foi modificado para Parlamento da Grã-Bretanha pelo Tratado de União de 1707. O Parlamento foi recriado novamente pelo Ato de União de 1800, passando a ser conhecido oficialmente como Parlamento do Reino Unido após a extinção do Parlamento irlandês.

Sistema[editar | editar código-fonte]

O parlamento usa o sistema multipartidário com 2 coalisões, a situação, representada pelo Governo do Reino Unido e a oposição representada pela coalisão da A Mais Leal Oposição Oficial de Sua Majestade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

]