Ah! Megami-sama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ah! Megami-sama
ああっ女神さまっ
(Ah! Megami-sama)
Capa do primeiro volume de Aa! Megami-sama publicado pela Kodansha.
Gênero Comédia, Romance, Fantasia
Mangá
Autor Kosuke Fujishima
Editora(s) Japão Kodansha
Revista Afternoon
Data de publicação Setembro de 1988 – em publicação
Volumes 45
OVA
Direção Hiroaki Gohda
Estúdio AIC
Lançamento 2 de fevereiro de 199317 de maio de 1994
Nº de episódios 5
Duração 153 min
Anime
Aa! Megami-sama! Chicchaitte Koto wa Benri da ne
Direção Hiroko Kazui, Yasuhiro Matsumura
Estúdio Oriental Light and Magic
Exibição original 6 de abril de 1997 – 29 de março de 1999
Emissoras de TV Japão WOWOW
Emissoras lusófonas Brasil Locomotion
Nº de episódios 53
Filme
Ano de lançamento 21 de outubro de 2000
Cor Colorido
Diretor Hiroaki Gohda, Makoto Bessho
Estúdio AIC
Anime
Direção Hiroaki Gōda
Estúdio AIC
Exibição original 6 de janeiro de 2005 – 7 de julho de 2005
Emissoras de TV Japão TBS
Nº de episódios 26
Anime
Ah! Megami-sama: Sorezore no Tsubasa
Direção Hiroaki Gōda
Estúdio AIC
Exibição original 6 de abril de 2006 – 14 de setembro de 2006
Emissoras de TV Japão TBS
Nº de episódios 26
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Ah! Megami-sama (ああっ女神さまっ, Aa! Megami-sama?), também conhecida como Ah! My Goddess ou Oh My Goddess! é uma série de mangá escrita e ilustrada por Kosuke Fujishima.

Ah! My Goddess foi transformado em anime, inicialmente como uma série de OVAs (5 episódios), sendo mais tarde lançado um filme (2000) e mais recentemente como uma série de televisão, com duas temporadas. A primeira foi ao ar em 2005, com 24 episódios e mais dois episódios de especiais e um episódio de resumo. Em 2006 foi lançada a segunda temporada e adicionado um subtítulo, intitulando-se "Aa! Megami-sama: Sorezore no Tsubasa", com uma tradução próxima a "Todos têm asas". Desta vez a série veio com 22 episódios e mais dois episódios especiais.

Em dezembro de 2007 a TBS lançou mais dois episódios especiais, em comemoração aos vinte anos do mangá. Para o segundo semestre de 2008 existia um projeto de exibição da terceira temporada, o que acabaou não se confirmando infelizmente

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Com um excelente visual, Ah! My Goddess conquistou muita gente. Baseado no Mangá do mesmo nome (que por sinal ainda vem sendo escrito aos poucos), Ah! My Goddess permanece como uma das melhores comédias românticas.

Morisato Keiichi é um rapaz solitário, que mora em um dormitório só para homens. Na versão exibida nos OVAs, um dia, cuidando sozinho do dormitório, ele resolve pedir algo para comer. Entre suas tentativas, ele sem querer disca para a "Linha de Ajuda das Deusas". Na segunda versão, lançada em 2005, a confusão ocorre quando Keiichi tenta fazer uma ligação para seu senpai. O que acontece em seguida é idêntico nas duas versões: uma Deusa sai do espelho próximo - é Belldandy. Keiichi não só fica surpreso com esta fantástica entrada, como também pelo fato de ele ter direito, devido à bondade de seu coração a um pedido, qualquer pedido. É aí que fica interessante!

Keiichi, meio que brincando, diz "Eu gostaria de ter alguém como você para sempre comigo", e Belldandy aceita o pedido! Agora, Belldandy está "presa" com Keiichi pela "força suprema" por causa do pedido de Keiichi e nada pode romper essa força! Para começar, Keiichi é expulso do dormitório por ter "permitido uma mulher entrar"… Logo ela arranja um lugar para eles ficarem, e então começa o romance. Será que Belldandy ficará para sempre com Keiichi? Por que ela gosta tanto dele desde o início? E… Será que eles vão mesmo ficar sozinhos ou teremos mais personagens interessantes?

Um Anime para todos.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Keiichi Morisato: um estudante universitário que acidentalmente faz uma ligação para a "Linha de Ajuda das Deusas".

Belldandy: deusa do presente, que desce até a Terra para conceder um desejo ao universitário Morisato.

Urd: irmã mais velha de Belldandy. É a deusa do passado. Embora seja "irmã" de Skuld e BellDandy ela possuía seu sangue metade demônio antes de seus poderes "malignos" serem sugados pelo programa de colapso da Terra.

Skuld: irmã mais nova de Belldandy. É a deusa do futuro.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

Ah! Megami-sama recebeu várias adaptações em anime, a maioria desconecta entre si.

OVA[editar | editar código-fonte]

Em 1993, a Anime International Company, KSS, Tokyo Broadcasting System e Kodansha juntaram-se para produzir uma série de cinco episódios, lançada diretamente para o mercado de vídeos. Coube a direção a Hiroaki Gōda e a distribuição foi feita pela Pony Canyon. O primeiro episódio chegou ao mercado no dia 21 de fevereiro de 1993 e o último no dia 17 de maio de 1994.

The Adventures of Mini-Goddess[editar | editar código-fonte]

Entre 1998 e 1999 foram lançados 48 episódios da série "The Adventures of Mini-Goddess" (ああっ女神さまっ 小っちゃいって事は便利だねっ, Aa! Megami-sama! Chicchaitte Koto wa Benri da ne). A animação usava o visual SD e era baseada em tiras de dois a quatro quadros publicados entre os capítulos do mangá de Ah! Megami-sama. Teve direção de Hiroko Kazui e Yasuhiro Matsumura e a produção da Oriental Light and Magic.

Filme[editar | editar código-fonte]

O longa-metragem "Ah! Megami-sama: The Movie" (劇場版ああっ女神さまっ, Gekijōban Aa! Megami-sama), chegou aos cinemas japoneses em 2000. A direção foi de Hiroaki Gōda, e o roteiro foi redigido por Michiko Yokote e Yoshihiko Tomizawa. A animação foi realizada pela Anime International Company e foi co-produzida pela Kodansha, Dentsu, Sega Enterprises, Pony Canyon, Nippon Shupan Hanbai, AIC, MOVIC e Shochiku.

TV[editar | editar código-fonte]

Ah! Megami-sama só ganharia uma série de anime para a TV em 2005. A Tokyo Broadcasting System (TBS) exibiu os 24 episódios da série entre 7 de janeiro e 8 de julho de 2005. A animação ficou novamente a cargo da Anime International Company. A Bandai Visual lançou 8 DVDs com a série entre os meses de abril e novembro de 2005. Em 23 de dezembro de 2005, a Bandai lançou dois OVAs de 25 minutos sendo considerados o final da primeira temporada.

No dia 6 de abril de 2006 estreia a segunda temporada da série intitulada "Ah! Megami-sama: Sorezore no Tsubasa". A série foi concluída em 14 de setembro de 2006 com a exibição do episódio 22. Com o lançamento da série em DVD, foram adicionados dois episódio extras, lançados em 23 de dezembro de 2007.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

As seiyu das séries também são cantoras profissionais. Tanto na versão Goddess Family Club ou em uma trilha sonora original, a série possui dúzias de álbuns.

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

Um adventure game intitulado Aa! Megami-sama! para o NEC PC-9801 foi lançado em 1993 pela Banpresto. A versão aperfeiçoada foi lançada em 1997[1] para o PC-FX que adicionou vozes e outra melhorias.

Um quiz game para Dreamcast intitulado Quiz: Ah! My Goddess[2] foi lançado em Agosto de 1998. O jogador assumia o papel de Keiichi Morisato respondendo a perguntas dos personagens do anime/mangá.

Em fevereiro de 2007[3] o jogo Ah! My Goddess foi desenvolvido pela Marvelous Interactive e lançado no Japão para PlayStation 2. O jogo, lançado apenas no japão, possuía três edições: a edição limitada (conhecida como Holy Box); a edição de DVD regular e uma edição em 1998 chamada Best Collection. Currently there have not been any plans for the game to be licensed and translated into English.

Resumo dos episódios[editar | editar código-fonte]

1ª Temporada

Episódio 1: Ah! Você é uma Deusa? O episódio começa com a deusa Belldandy observando a vida de Morisato Keiichi, um cara um pouco azarado, com complexo de inferioridade e que é explorado por seus senpais. Após a aula na faculdade Keiichi vai para o dormitório onde é explorado mais uma vez por seus senpais, que sairão para uma festa e lhe dão uma lista de afazeres da casa para Keiichi "não ficar entediado". Após fazer tudo, Keiichi aguarda uma ligação para um de seus senpais. Ao tentar repassar o recado para o senpai, a ligação cai na "linha de ajuda das Deusas", que oferece uma consulta.

Episódio 2: Ah Quem Crê é Salvo? O episódio começa quando os senpais de Morisato Keiichi entram no dormitório e o encontram conversando com Belldandy, mas como eles proibiram Keiichi de trazer uma mulher ao dormitório, o expulsam do dormitório. Agora Belldandy e Keiichi procuram um lugar para morar, mas para encontrarem isso, eles vivem vários problemas.

Máquinas[editar | editar código-fonte]

Ao longo do mangá e do animê são vistos muitos automóveis e motocicletas, muitos dos quais tem relação direta com a atividade estudantil de Keeichi.

  • Brough Superior SS100 AGS (motor JAP) - no Capítulo 048 "A Promessa Esquecida"(Vol.08[4] )
  • Fiat 500 (499cc) - carro de Hasegawa aparece nos Capítulos 049 "A merenda do amor"(Vol.08)[4]

e 110 "O que há na passagem da montanha?"(Vol.08)[5]

  • RS-80 TOMBOY (KX-80 79cc) - no Capítulo 111 "Verdadeira forma revelada"(Vol.18)[5]
  • Gilera Runner FXR (175,8cc) - no Capítulo 125 "A corrida começa! As deusas também agem!"(Vol.20)[6]
  • Mitsubishi Lancer Evolution IV GSR(1997cc) - no Capítulo 125 "A corrida começa! As deusas também agem!"(Vol.20)[6]

Referências

  1. Ah! My Goddess PC-FX release data.
  2. Quiz Aa megami-Sama Tatakau Tsubasa to Tomoni.
  3. Aa Megami-sama PS2 release data.
  4. a b Kōsuke Fujishima. Ah, Megami-sama. [S.l.]: Kodansha, 1993. ISBN 978-4-06-321030-9
  5. a b Kōsuke Fujishima. Ah, Megami-sama. [S.l.]: Kodansha, 1998. ISBN 978-4-06-321093-4
  6. a b Kōsuke Fujishima. Ah, Megami-sama. [S.l.]: Kodansha, 1999. ISBN 978-4-06-314222-8