Alcácer de Hadada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tunísia Alcácer de Hadada

قصر حدادة

Ksar Haddada

 
  Localidade  
Vista do interior do alcácer
Vista do interior do alcácer
Vista do interior do alcácer
Localização
Alcácer de Hadada está localizado em: Tunísia
Alcácer de Hadada
Localização de Alcácer de Hadada na Tunísia
Coordenadas 33° 6' N 10° 18' 50" E
País Tunísia
Província Tatauine
Características geográficas
Altitude 375 m

Alcácer de Hadada (em árabe: قصر حدادة; romaniz.:Ksar Had(d)ada) é uma aldeia e um alcácer, ou seja um celeiro-fortaleza, situada no sul da Tunísia, na orla do deserto do Saara, 5 km a norte de Ghomrassen, 28 km a norte de Tatauine e 45 km a sudoeste de Medenine.

O clima é semiárido, sendo a chuva rara, mas muito forte quando ocorre. As temperaturas podem chegar aos 50 °C nos dias de verão e descer a 0 °C nas noites mais frias de inverno.

A mesquita local foi construída na década de 1950. Parte do alcácer é atualmente um hotel e a maior parte das casas estão desocupadas durante a maior parte do ano, pois quase todos os habitantes emigraram e só ali passam as férias. Junto ao campo de futebol foram encontrados fósseis de dinossauros.

A aldeia serviu de cenário para a rodagem de algumas cenas do filme Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma passadas em Mos Espa, no planeta Tatooine, terra natal de Anakin Skywalker.

A economia local baseia-se principalmente na cultura de oliveiras e na criação de cabras e ovelhas.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alcácer de Hadada
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Ksar Hadada», especificamente desta versão.