Alcácer de Ulede Soltane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ksar Ouled Soltane)
Tunísia Alcácer de Ulede Soltane

قصر أولاد سلطان

Qasr Awlad Sultan
Ksar Ouled Soltane

 
  Localidade  
Um dos blocos ou conjuntos de gorfas que constituem o Alcácer de Ulede Soltane
Um dos blocos ou conjuntos de gorfas que constituem o Alcácer de Ulede Soltane
Um dos blocos ou conjuntos de gorfas que constituem o Alcácer de Ulede Soltane
Localização
Alcácer de Ulede Soltane está localizado em: Tunísia
Alcácer de Ulede Soltane
Localização de Alcácer de Ulede Soltane na Tunísia
Coordenadas 32° 46' 18" N 10° 29' 47" E
País Tunísia
Província Tataouine
Características geográficas
Altitude 430 m

O Alcácer de Ulede Soltane ou Alcácer Aulade Sultão (em árabe: قصر أولاد سلطان; romaniz.:Qasr Awlad Sultan/Ksar Ouled Soltane) é um alcácer (ksar), ou seja um celeiro-fortaleza berbere, situado no sul da Tunísia, na zona de transição para o deserto do Saara, 20 km a sul de Tatauine. É um dos alcáceres (Ksour) tunisianos mais famosos.

Situado num local elevado, de onde se domina toda a região envolta e por isso mais facilmente defensável, o alcácer tem a particularidade de dispor de dois recintos interiores (ou terreiros ou pátios), o segundo tendo sido construído no século XIX para prolongar o mais antigo datado provavelmente do século XV. Tem também o número recorde de 400 gorfas, nome dado às células ou pequenas divisões que serviam para armazenar sobretudo víveres, a principal função dos alcáceres. As gorfas estão dispostas em quatro ou cinco andares. À semelhança de outros alcáceres de montanha, o Alcácer de Ulede Soltane serviu não só de armazém fortificado mas tomou o lugar de alcáceres - cidadelas, como o de Tazaguedente, Techute e Beni Ussine.

Embora ainda vivam algumas pessoas no interior do alcácer, a esmagadora maioria dos habitantes locais vive na aldeia moderna com o mesmo nome construída ao lado. Parcialmente restaurado, o alcácer é um local turístico popular, que figura em muitos circuitos turísticos do sul da Tunísia. Isso deve-se em parte ao facto de estar parcialmente restaurado, ou seja menos arruinado do que a generalidade dos alcáceres da região, e também à fama que advém de ter sido um dos locais de rodagem do filme Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma — ali foram filmadas muitas das cenas de exterior do bairro dos escravos de Mos Espa, onde cresceu Anakin Skywalker.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Ouezdou, Hédi Ben (2001). Découvrir la Tunisie du Sud. De Matmata à Tataouine. Ksour, jessour et troglodytes (em francês). Tunes: Faculté des sciences humaines et sociales de Tunis 
  • Wheeler, Donna; Clammer, Paul; Filou, Emilie (2010). Lonely Planet Tunisia (em inglês) 5ª ed. [S.l.: s.n.] p. 232-233. 340 páginas. ISBN 9781741790016. Consultado em 13 de setembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alcácer de Ulede Soltane


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Tunísia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.