Alfredo Schürig

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Alfredo Schurig)
Alfredo Schürig
Conhecido(a) por ex-Presidente do Sport Club Corinthians Paulista
Nascimento 1884
Rio Claro, SP
Morte 30 de janeiro de 1941 (57 anos)
São Paulo, SP
Nacionalidade brasileiro, alemão
Ocupação empresário
 Nota: Se procura pelo estádio de futebol, veja Estádio Alfredo Schürig.

Alfredo Henrique Oscar Schürig (Rio Claro, 1884São Paulo, 30 de janeiro de 1941[1]), conhecido apenas como Alfredo Schürig, foi um empresário brasileiro, considerado um dos pioneiros ao se estabelecer no ramo metalúrgico no Brasil. Também foi um dos principais presidentes da história do Corinthians.

História[editar | editar código-fonte]

Filho de imigrantes alemães,[2][3] Alfredo residia na cidade paulista de Jacareí, onde era considerado uma personalidade, tanto que em 1923 a antiga rua do Rosário foi batizada com seu nome, sendo uma homenagem em vida ao benfeitor que construiu o estádio do Esperança Futebol Clube, time amador da cidade.

Schürig também foi presidente e benfeitor do Sport Club Corinthians Paulista, sendo eleito presidente do mesmo no ano de 1930. Contribuiu financeiramente com o clube fazendo varias doações que viabilizaram o pagamento do terreno do Parque São Jorge junto aos antigos proprietários. Suas doações foram imprescindíveis, ainda, para a viabilização da conclusão do Estádio apelidado de Fazendinha, mas que oficialmente recebeu o nome de seu maior benemérito - Estádio Alfredo Schürig.

Mesmo não sendo um amante do futebol, Schurig promoveu numerosas melhorias no estádio pois era apaixonado pelo Corinthians. Entretanto, sua gestão como presidente do clube terminou de forma melancólica após uma derrota para o Palestra Itália por 8 a 0 pelo Campeonato Paulista de 1933, fato que o levou a renunciar ao cargo junto com toda a diretoria pois ficou descontente com o comportamento de boa parte da torcida corintiana que, revoltada, chegou a invadir a sede do clube, então localizada no centro da cidade de São Paulo.

Referências

  1. https://historiajacarei.wordpress.com/2011/08/27/alfredo-schurig/
  2. Romero Prado, Fernando (18 de abril de 2020). «Alfredo Henrique Oscar Schürig». Site de Jacareí. Consultado em 12 de setembro de 2023 
  3. «ALFREDO SCHURIG». Terceiro Tempo. Consultado em 12 de setembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.