Aliados (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Aliados
Informação geral
Origem Santos, SP
País Brasil Brasil
Gênero(s) Rock alternativo, hardcore melódico, punk rock, pop rock
Período em atividade 2000 - atualmente
Gravadora(s) Sony, Deckdisc, Blast Stage Records
Página oficial www.aliadosoficial.com.br
Integrantes Gustavo Fildzz
Dudu Golzi
Rafa Borba
Oliver Kivitz
Ex-integrantes Thiago Castanho

Aliados é uma banda brasileira de rock formada em Santos, São Paulo no ano de 2000. A banda é composta por Fildzz (vocal), Dudu Golzi (guitarra,vocal), Rafa Borba (bateria) e Oliver Kivitz (baixo). Surgida inicialmente como Aliados 13, teve como integrante também por dois anos o guitarrista Thiago Castanho, membro da banda também santista Charlie Brown Jr., para o qual voltou em abril de 2005. O Aliados teve seus dois clipes "Sem Sair do Lugar" e "Sereia" lançados no primeiro e segundo álbum, passados em canais como Multishow, MTV entre outros. Porém com o fechamento da gravadora o crescimento da banda foi dificultado. O seu terceito clipe, "Sorrindo", lançado pela Sony Music, tem tido uma excelente divulgação, sendo inclusive trilha da série Malhação da TV Globo. "Beijo, me liga" e "Direto ao Assunto" também foram tocadas no canal a cabo Multishow. Beijo, me liga é a abertura do novo seriado da emissora.

Biografia[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

Iniciou suas atividades em 2000 quando na base da amizade Dudu (guitarra) e Fildzz (vocal) escreveram as primeiras letras e acordes sem maiores pretensões, alguns meses depois ocorreu o primeiro ensaio com Rafa (bateria), os músicos sentiram a necessidade de um baixista e convidaram o amigo Oliver (baixo). A banda foi originalmente batizada de Aliados 13 devido a dois fatos: o primeiro show da banda ocorreu em um dia 13 e, ao mesmo tempo, o número 13 é o DDD da cidade de Santos, da qual a banda é originária. Resolveram gravar a primeira demo com a produção de Thiago Castanho, que na época estava fora do Charlie Brown Jr. e se juntou aos Aliados. Em 2002 assinaram com a Abril Music e gravaram seu primeiro CD homônimo da banda cuja música de trabalho "Sem Sair do Lugar" foi veiculada nas principais rádios do Brasil e teve videoclipe exibido na MTV, Multishow e demais emissoras. No início do ano seguinte a gravadora fechou as portas e interrompeu a divulgação. O segundo CD A Dose Certa, foi lançado em 2004 pela Art Mix com distribuição pela EMI, teve "Sereia" como a principal música e estava repetindo o mesmo sucesso do primeiro disco. Novamente o sucesso foi interrompido, dessa vez devido a um grave acidente sofrido por Fildzz que também descobriu que estava com câncer nos rins.

Ainda neste meio-tempo, Thiago Castanho deixou a banda, retornando ao Charlie Brown Jr.. Após a superação do vocalista, a banda voltou aos palcos e gravou seu terceiro disco Te Encontro Por Aí e seu primeiro DVD que leva o mesmo nome, dessa vez de forma independente. A banda já fazia um sucesso gigantesco na Baixada Santista, lotando todas as casas de shows. O DVD Te Encontro Por Aí chegou às mãos da Sony Music, que contratou a banda, e começou a planejar o quarto disco, Aliados Amplificado. A banda também nessa época mudou o nome tirando o 13 do Aliados 13, existem duas versões para o motivo da modificação do nome. A primeira seria para evitar ligações com a política, em 2007 (13 também é o código eleitoral do Partido dos Trabalhadores. A segunda versão, seria porque a banda acreditava que o número junto ao nome de uma banda daria azar. Segundo o vocalista da banda, Fildzz, o nome Aliados já sintetizava bem o espírito do grupo, e optaram por tirar o número 13. Em 2008 a banda lançou seu 4º álbum, e o 1º pela Sony Music. Aliados "Amplificado" é uma compilação de toda a história do grupo, contando com músicas dos três primeiros discos e outras cinco músicas inéditas. A banda gravou em 2009 a música de abertura da série "Beijo, me liga" do Multishow, e tem mais algumas músicas anexadas na trilha sonora do programa, como "Direto ao Assunto". Recentemente foi lançado o DVD "Somos Todos Nós", também pela Sony Music. O DVD foi gravado em Santos, no show de lançamento do novo CD. Em 2011 Lançaram o mais novo cd 5º Elemento.

A banda, realiza no momento, o lançamento do seu novo single, chamado Águas Passadas. O mesmo se encontra no canal oficial da banda no Youtube, listado abaixo.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação Atual[editar | editar código-fonte]

Ex-Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Thiago Castanho (2002 - 2003): Tocou 2 anos no Aliados. Pouco tempo depois de sair da banda voltou ao Charlie Brown Jr. Até hoje é amigo dos integrantes da banda.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

- O apresentador Marcos Mion foi o primeiro empresário da banda. Produziu o primeiro clipe, e é amigo dos integrantes até hoje. Mion sempre diz ser um grande fã do grupo de rock santista.

- Thiago Castanho, guitarrista do Charlie Brown Jr. tocou 2 anos na banda. Thiago recentemente deu um depoimento no DVD "Somos todos nós" (2009), elogiando a banda e dando o seu apoio no show.

- Fildzz foi atleta profissional de Ginástica Olímpica, sendo inclusive campeão brasileiro em 1998 e Pan-Americano no ano seguinte. Encerrou a carreira para se dedicar a música, mas até hoje pratica o esporte.

- O Aliados estava a procura de um baixista, até que Rafa pensava em Oliver para assumir o posto. Andando de carro então, eles encontraram na rua Oliver Kivitz andando com seu filho e o convidaram para participar do grupo.

- A música "Te Encontro Por Aí" do 3º cd da banda, que tem uma letra homenageando pessoas que já se foram, foi composta pelo guitarrista Dudu Golzi.

- Fildzz foi dono de uma casa de Sucos e Lanches localizada na cidade de Santos chamado Terra Santa, que hoje dá lugar à um novo empreendimento imobiliário na cidade.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio
DVDs
Clipes
  • Sem Sair do Lugar
  • Sereia
  • Sorrindo
  • Esperança
  • Esperança - Acústico
  • "Águas Passadas"
  • "Pra Ser Feliz" - (Part. NX Zero)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]