Alimentos reguladores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Os alimentos reguladores têm como nutriente, as vitaminas e os minerais. Tais alimentos conservam e fortalecem o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras.

Definição de Alimentos Reguladores[editar | editar código-fonte]

Os alimentos reguladores são basicamente os alimentos de origem vegetal, e são chamados de alimentos reguladores por fornecer ao organismo vitaminas e minerais que regulam o seu funcionamento, assim como fibras e água de forma a manter o corpo saudável e capaz de se proteger de doenças como a anemia ou queda de cabelo por exemplo e até mesmo de doenças virais oportunistas como a gripe.

Exemplos de Alimentos Reguladores

Os alimentos reguladores são as frutas e hortaliças representados na pirâmide alimentar. Eles representam o segundo grupo de alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade logo a seguir ao pão cereais arroz e massa que são a base mais larga da pirâmide alimentar.

Alguns exemplos de alimentos ricos em vitaminas, e por isso reguladores são: Cenoura, milho, tomate, Alface, beterraba, couves, brócolis, abobrinha, pimentão ou xuxu. Morango, banana, laranja, abacate, uva, ameixa , tangerina, caqui ou abacaxi.

Deve se ingerir 2 a 4 porções de frutas e 3 a 5 porções de hortaliças diariamente para fazer uma alimentação equilibrada e rica em alimentos do grupo dos reguladores.

Uma porção de hortaliças pode ser um prato de sobremesa de alface ou 4 colheres de sopa de cenoura ou beterraba cozida por exemplo. No caso das frutas 150ml de suco frutas pode ser considerado uma porção ou 4 colheres de sopa de salada de frutas ou ainda 1 fatia média de mamão ou uma pêra média(120g).

Função dos Alimentos Reguladores

Os alimentos reguladores tem a função de manter o corpo bem hidratado a pele hidratada e resistente à infecções fúngicas por exemplo, o intestino funcionando bem sem apresentar prisão de ventre ou diarréia, o cabelo bem nutrido e brilhante sem apresentar queda, assim como as unhas sem fungos e com bom crescimento e força.

É porque os alimentos reguladores são consumidos que os olhos ficam saudáveis capazes de enxergar mesmo de noite com pouca luz, e o sangue distribui corretamente água e demais nutrientes por todo o corpo fazendo que os músculos de todo o corpo receba nutrientes para se manter em pé, capazes de fazer uma corrida ou apenas uma caminhada e é por causa das vitaminas e minerais presente nos alimentos reguladores que as crianças crescem e se desenvolvem normalmente podendo chegar à idade adulta com os seus órgãos reprodutores saudáveis sem problemas na produção hormonal.