Amazona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaAmazona
Amazona albifrons

Amazona albifrons
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Amazona
Lesson, 1830
Espécies
Ver texto
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Amazona
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Amazona

Amazona é um género de papagaios da ordem Psittaciformes, característico da América, existindo desde o sul do México até o Caribe e a América do Sul. São conhecidos, popularmente, como papagaios, louros, ajerus, ajurus, jerus e jurus[1] . O grupo habita florestas equatoriais e tropicais e conta com 31 espécies, doze das quais ocorrendo no Brasil. Das espécies brasileiras, seis encontram-se ameaçadas ou vulneráveis a extinção.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Ajuru", "ajeru", "jeru" e "juru" se originaram do termo tupi ayu'ru[2] . "Louro" se originou do termo malaio nori, através de "loiro"[3] .

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Os papagaios do género Amazona são aves de médio porte e robustas. Têm cabeças grandes, asas largas e arredondadas. A cauda é curta, de formato arredondado ou quadrado. O bico é robusto, típico dos psitacídeos e a área em torno do olho é desprovida de penas. A plumagem é variável de acordo com a espécie, mas o verde predomina em todas. Muitas espécies desse gênero são criadas como animais de estimação, principalmente o papagaio-campeiro e o papagaio-verdadeiro.

São conhecidos pela sua grande habilidade vocal, alegria e destreza com os pés. São leais e conhecidos por serem boas companhias. Alguns dizem que criar um deles é como ter um filho de dois anos, mas que pode chegar aos cinquenta. Entretanto, algumas espécies são agressivas (principalmente na época do acasalamento) e exigem mais atenção do que o necessário a um animal de estimação comum, como um gato ou um cachorro. São aves muito inteligentes e precisam de atenção diária para mantê-los mentalmente saudávéis, além de precisarem de atividades estimulantes para mantê-los ativos. Em particular, como os papagaios nidificam em árvores, seu desejo para mastigar madeira é bastante forte e eles precisam ser providos de objetos para que possam mastigar e saciar esse desejo inato.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Fotos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 259.
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 72.
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 049.
  4. a b Parrots IOC World Bird List. Visitado em 19 de Setembro de 2011.