Amnesia: The Dark Descent

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Amnésia: Descendo No Escuro (em português)[editar | editar código-fonte]

ENREDO:[editar | editar código-fonte]

Amnesia se trata de um jogo INDIE(Jogos feitos por uma produtora independente) de gênero survival horror, dirigido e distribuído pela Frictional Games(criadora do jogo "Penumbra"). Amnesia: The Dark Descent foi um game lançado em 20 de setembro de 2010, sendo exclusivo para os computadores.

O jogo se trata de alguém que perdeu a memória e está tentando relembrar seu passado, por isso mesmo, o jogo começa com o mínimo de informações e buscamos resolver todos os quebra-cabeças para descobrir a verdade.O game começa no ano de 1839, o protagonista do jogo se chama Daniel, um homem que nasceu em Londres (Inglaterra), que acorda em um castelo com sua memória parcialmente apagada(algumas coisas como seu nome e data de nascimento, ele lembra normalmente); Ao longo do jogo, nós iremos encontrar uma pintura do protagonista, pois ele não é visível em nenhum momento no jogo.

Mesmo sem saber o que aconteceu, em poucos minutos de gameplay, nós iremos achar uma carta que foi escrita por ele mesmo, dizendo que apagou sua memória de propósito e também estava escrita nela uma missão: ele deveria ir até o santuário do castelo e matar o Barão Alexander(ao longo do jogo, nós também iremos encontrar uma pintura dele no castelo), e assim começa o jogo. Você só irá compreender a história do jogo mesmo se você se preocupar em encontrar TODAS as páginas de um antigo diário de Daniel, Lerem suas anotações durante seu gameplay e além disso ele terá eventualmente visões de seu passado(algumas delas possuem dicas e são apenas em formato de ÁUDIO, ou seja, não possuem nenhum tipo de imagem mostrando o acontecimento)e assim aos poucos nós iremos entender o motivo, causa, razão ou circunstância de o porquê isso tudo estar acontecendo. A história do jogo não é complexa, mas em hipótese alguma ela é previsível. Enquanto você joga, provavelmente vai tentar adivinhar o que vai acontecendo ao longo do jogo, mas provavelmente você estará ERRADO, porque ele solta as informações muito devagar e não em uma ordem cronológica.

Existem quatro finais, e TODOS eles são escolhidos mas suas últimas escolhas antes de você realmente entrar no santuário: Muito bom, Bom, Mais ou Menos e Péssimo. No mínimo, se você jogar o jogo sem parar um minutinho se quer, durará quatro horas para você zerar-lo, mas é quase impossível conseguir isso e o motivo: PUZZELS (quebra-cabeças), MUITO complicados!

Como o jogo funciona: Nele, nós podemos andar, correr pular, abaixar, andar abaixado e dar uma olhadinha mínima para ver se há alguém vindo(ou coisa do tipo). Também podemos carregar objetos e trazer-los/arrastar-los/arremessar-los para outros locais. Em Amnesia, não temos armas e não conseguimos nos defender; Por isso, quando alguma criatura aparece, nós temos que nos esconder(dentro de armários, atrás de móveis, agachado no escuro, etc), senão, elas nos acham e nos matam. Daniel tem apenas uma lanterna(lampião) que pode ser recarregado com ÓLEO(pode ser encontrado dentro de gavetas ou até mesmo espalhado pelo ambiente) SEMPRE! Além disso, iremos encontrar pequenos frascos contendo PÓLVORA(servem para iluminar tochas, velas, etc), LÁUDANO(poção que serve quando perdemos muito sangue no caso de alguma criatura nos atacar e quando tomamos ela, enche um pouco nosso sangue) e POÇÃO DE SANIDADE(serve para quando nossa sanidade está baixa, e ela cai porque Daniel sofre de uma doença chamada Nictofobia, medo do escuro. Essa doença é causada porque quando uma pessoa está no escuro ou em algum local mal ilumidado, ela tende a ver coisas fantasiosas, que sua mente confusa por causa do medo começa a falhar). Então quando estamos no escuro ao longo do game(além do mais os locais são muito mal iluminados) a sanidade de Daniel começa a cair; Sua visão começa a ficar turva, não consegue caminhar direito, o seu pânico aumenta e começa a fazer sons de desespero e seu coração dispara. Por isso, não pense que ficar no escuro é melhor porque as criaturas não te acham; A situação fica BEM pior! Se há uma criatura no mesmo local que você, ela poderá escutar os sons emitidos por Daniel e ela irá te encontrar( mesmo se você estiver BEM ESCONDIDO).

DICA: O jogo funciona por fases, então a cada local novo que iremos entrando, devemos explorar-lo por COMPLETO, verifiquem todos os armários, gavetas, em busca de óleo para o lampião, páginas do diário de Daniel, pólvora para iluminar os cenários, além de outros itens. Explorar neste jogo é ESSENCIAL, FUNDAMENTAL PARA O TOTAL ENTENDIMENTO DO GAME E PARA EVITAR QUE VOCÊ EMPAQUE(fique dando voltas pelos cenários, rodando que nem peru tonto, sem saber o que deve ser feito) mas uma coisa eu já vou te dizendo: se você tem medo de ficar explorando os locais porque tem medo de se dar de cara com alguma criatura, me desculpe, mas você NÃO SERVE para jogar Amnesia. Eu mesma que sou uma MENINA já joguei esse jogo e não empaquei NENHUMA VEZ.

O jogo é cheio de puzzels, de todos os tipos de dificuldades, e quando for resolver-los, mantenha confiança e calma porque só assim que você vai passar para a próxima fase. A maior parte dos itens que você for encontrando naquela fase, provavelmente vão ser usados 90% deles NESSA FASE, então a cada cenário que você for explorando, verifique BEM se não há passagens secretas, itens ou se não deixou nada para trás; Porque pensando dessa forma, fica mais fácil de você além de resolver os puzzels e indo para outros MAIS COMPLICADOS AINDA, você ZERA o game mais facilmente, sem empacar. Outra dica também é você usar SUA LÓGICA. Leia ATENTAMENTE as anotações de Daniel, pois elas possuem dicas muito importantes!

A ambientação do jogo é basicamente quase o tempo TODO dentro de um castelo ou dentro de calabouços, e é ótima, cheia de excelentes detalhes. O castelo é IMENSO, então o LUXO(móveis impecáveis, quadros, livros, cores vivas, detalhes de lustres e velas) e o LIXO(corpos de pessoas mortas, sangue por todos os lados, sujeira, baratas e ratos, comida estragada, corpos de porcos nojentos...) caminham juntos pelos cenários. O gráfico do jogo é bom, em alguns momentos do jogo, podemos escutar ruídos de monstros SUPER ASSUSTADORES e músicas que podem ser tanto tensas quanto "zen". O jogo possui poucos movimentos, jogabilidade é boa até, mas ás vezes para ENCAIXAR ALGUM ITEM(alavancas e coisas do gênero) para por exemplo abrir alguma passagem secreta em um buraco, embananamos(fica demorando para ser encaixado no lugar certo).

Na MINHA OPINIÃO, a maior dificuldade que temos durante o gameplay é o fato de NÃO temos um MAPA para sabermos aonde estamos e para onde temos que ir. A dublagem do jogo é razoável, não há muitos diálogos.

CRIATURAS DO GAME/HISTÓRIA DELAS:[editar | editar código-fonte]

Todas elas eram soldados que abandonaram seus companheiros durante uma guerra que acabou em muita violência e morte. Fugindo e vagando pelas florestas, o espírito dos que fugiram foram quebrados e agora vagam, carregando a vergonha e o arrependimento. E isso não era o suficiente para deixar alguém deformado, não! Alexander acolheu esses soldados dentro de seu castelo, e deu a eles seu "vinho", no qual gerou a mutação.[editar | editar código-fonte]

As que mais aparecem no jogo são os GATHERERS(recolectores em português), mas existem quatro monstros no jogo:

GRUNT: Ele é o mais fraco. A sua aparência é completamente bizarra; É lento, tem uma visão péssima, e ás vezes ele também chora pelo que eu já disse da vergonha que carregam. Grunt não é capaz de falar, mas em compensação seu grito é muito alto e dá medo, tanto é que Daniel não consegue nem SE QUER olhar pra esse bicho direto que sua sanidade já começa a cair. mas não pense que é por essa causa que é TÃO burro assim, não! Eles escutam MUITO BEM! Além desse detalhe, conseguem arrombar as portas dos cenários (TODOS os monstros do jogo conseguem) mas eles são muitos lentos tanto para correr quanto para andar. Então quando ele estiver arrombando uma porta (precisa de quatro golpes para que se rompa) você consegue se esconder deles muito facilmente. Matam você com geralmente dois, três ou quatro golpes.

BRUTE: Aparece poucas vezes no game e é bem mais forte e inteligente que Grunt(é mais forte que ele porque GRUNT ataca com GARRAS, enquanto BRUTE, ataca com uma SERRA), além de sua aparência ser três vezes mais bizarra que a dele. É super rápido: Dependendo da ocasião, consegue te alcançar mesmo VOCÊ correndo que nem um tigre. Enxerga e te escuta muito bem e tem natureza agressiva; Parece que sempre tem raiva de tudo, pode ser pelos experimentos que tenha sofrido. Seu grito parece ser tipo... do som de uma tuba. Seu corpo é completamente todo arrebentado: tanto é que se procurarem uma foto dele na internet vão ver que até seu cérebro foi removido! Por isso, são movidos por alguma força das trevas. Matam você com apenas UM GOLPE!

CANCK: Aparece um pouco mais que Brute no jogo e para quem não sabe quem é, ele é o monstro invisível da ÁGUA, por isso, não adianta vocês tentarem procurar uma imagem na internet dele porque não vai ter por se tratar de ser invisível. São vindos diretamente das trevas e não possuem forma física em NOSSO mundo e não conseguem sair de dentro da água. São cegas porque elas nunca vão diretamente na gente para nos atacar: Elas ESPERAM que o JOGADOR EFETUE algum tipo de SOM(pode ser de coisas caindo dentro da água) para DEPOIS SE EXPOREM no AMBIENTE. São carnívoras como piranhas. Em alguns momentos do jogo, nós encontramos pedaços de carne humana para jogarmos para ele na água. Enquanto devoram a carne (demoram pouco tempo para terminar a refeição), nós corremos para escapar deles e passar de fase. mesmo sendo invisíveis, a sanidade de Daniel abaixa quando estão muito próximas a nós. Eu mesma confesso: A primeira vez que aparecem... é um susto MUITO GRANDE que levamos! Mas depois com o tempo nos acostumamos.

THE SHADOW(a sombra): É a criatura MAIS FORTE DO JOGO INTEIRO!(mesmo por se tratar de uma sombra). Outra criatura invisível que te persegue pelo jogo inteiro(só param de te perseguir quando você entra no santuário onde Alexander está escondido) e também é capaz de fazer muito mais que só arrombar uma porta: quebram vasos, arrebentam grades e quadros e é a criatura que mais faz a sanidade de Daniel ficar baixa. ELA DÁ TANTO MEDO QUE ATÉ MESMO AS OUTRAS CRIATURAS SE ESCONDEM DELA QUANDO ESTÁ PRÓXIMA!

A continuar a falar do jogo: A movimentação do jogo é bem robótica; Tanto a nossa quanto a das criaturas, bem travada mesmo(ás vezes é possível ver alguma criatura deslizando no chão "bug") mas em compensação a física dele é ÓTIMA, EXCELENTE! O som dos objetos quando colocados sobre uma mesa ou quando jogados no chão são super perfeitinhos, além de serem bem realistas também. Quando o jogo foi lançado, teve muito pouco de médias em venda, a Firctional Games ficou bem decepcionada, mas graças aos gameplays do youtube, o jogo teve sucesso absoluto em vendas! Teve em média de 8.6 em vendas no mercado, vendeu mais de DOIS MILHÕES DE CÓPIAS e isso é SÓ AS ORIGINAIS! Teve muitos piratas também baixados.

DLC - AMNESIA: JUSTINE[editar | editar código-fonte]

ENREDO:[editar | editar código-fonte]

Lançada em abril de 2011, a DLC Amnesia: Justine se passa no ano de 1858. Desta vez, a DLC traz a história de uma MULHER, que acorda com uma amnésia TOTAL( nem SE QUER SEU NOME é capaz de lembrar e não sabe nem aonde está nem o que está acontecendo). Assim como no jogo original, poucos minutos de gameplay, ao invés de ficar encontrando páginas de um diário, nós vamos encontrar FONÓGRAFOS(um gravador antigo, que é uma espécie de "rádio", com a voz de uma mulher que se chama Justine), dizendo que essa mulher está presa em um tipo de Calabouço chamado "Gabinete da Perturbação" e junto com ela há vários outros homens inocentes. Essa moça pode fugir e abandonar esses homens para a morte ou salvá-las da morte certa. É como se fosse um "Jogos Mortais Medieval", salvar ou não salvar-los? Salvar todos, apenas alguns ou não salvar ninguém?(E ESSAS ESCOLHAS MUDAM O SEU FINAL DA DLC!) por isso, tome MUITO cuidado com elas! Pense bem antes de agir. Muitos dos fonógrafos lhe darão dicas e mais informações sobre esse calabouço e do game também.

Sua primeira jogatina você TALVEZ leve no MÁXIMO ESTOURANDO uma hora e meia para completar a DLC.

Ela também trouxe uma criatura nova, chamada de "Pretendente".Essa criatura é meio pra frente, bem naturista... mas um detalhe que eu REALMENTE não queria falar é que essa criatura nova anda PE--LA--DA! ISSO MESMO! 100% PELADA! O monstro é cego, anda com a boca aberta, tem várias correntes perfurando seu corpo e é todo cheio de sangue espalhado por ele. É a única criatura do jogo Amnesia: The Dark Descent que é capaz de falar, mas não perfeitamente(fala em INGLÊS). Justine, a mulher da gravação, diz que esses "Pretendentes" são na verdade, homens que a amavam e para provar o seu amor, aceitaram participar de seu jogo doentil(jogo de "retardado"). Todos esses homens foram trancados em masmorras e devem matar quaisquer pessoas envolvidas no game. Eles nem são alimentados e nem recebiam água corretamente, e choram todas as noites, pensando em Justine e se auto-motivam em nome desse amor.

Sobre os Pretendentes em combate(atacando a protagonista):[editar | editar código-fonte]

Eles são EXATAMENTE IGUAIS a um Brute em combate. São BEM agressivos.

Essa DLC Amnesia: Justine é curta, mas ÓTIMA! Recomendo que joguem(só é possível jogar se você tiver o jogo Amnesia: The Dark Descent ORIGINAL, que é em formato de disco!)

Bom, é isso.

SITE DO AMNESIA: THE DARK DESCENT: http://www.amnesiagame.com/#main

SITE DO AMNESIA: A MACHINE FOR PIGS(NOVO AMNESIA): http://aamfp.com/

VEJAM MEU RESUMO DO JOGO AMNESIA: A MACHINE FOR PIGS(NOVO AMNESIA): https://pt.wikipedia.org/wiki/Amnesia:_A_Machine_For_Pigs

TCHAU!