Anastásia Mikhailovna de Torby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Anastásia Mikhailovna
Condessa de Torby
TorbyZia.jpg
Anastásia de Torby
Governo
Consorte Harold Wernher
Vida
Nascimento 9 de Setembro de 1892
Wiesbaden, Nassau, Império Alemão
Morte 7 de dezembro de 1977 (85 anos)
Londres, Inglaterra
Filhos George Wernher
Georgina Wenher
Myra Wernher
Pai Miguel Mikhailovich da Rússia
Mãe Sofia de Merenberg

A Condessa Anastásia Mikhailovna de Torby, (9 de Setembro de 1892 - 7 de Dezembro de 1977) foi a filha mais velha do Grão-duque Miguel Mikhailovich da Rússia, um neto do czar Nicolau I, e da sua esposa, a Condessa Sofia de Merenberg.

Tal como a sua mãe, Anastásia foi fruto de um casamento morganático e não tinha permissão para herdar o título ou posição do pai. Após a fuga dos seus pais para Sanremo para se casarem em 1891, e o seu consequentemente banimento da Rússia, Sofia foi feita Condessa de Torby pelo seu tio-avô, o Grão-duque Adolfo de Luxemburgo. Através da sua mãe era uma descente do poeta de renome Alexandre Pushkin, bem como de Abraão Petrovich Gannibal, o protegido africano de Pedro, o Grande.

No dia 20 de Julho de 1917, a Condessa Anastásia de Torby casou-se com o General-Major britânico Sir Harold Wernher, 3.º baronete (1893-1973), filho do financeiro Sir Julius Wernher que fez a sua fortuna através da exploração de diamantes sul-africanos. Em Setembro desse ano ela recebeu o estilo e tratamento de uma filha de Conde e deixou de usar o seu título de nascimento. A partir de então passou a ser chamada de Lady Zia Wernher.

O casal teve um filho e duas filhas. No inicio do século XXI, os netos de Zia incluem irmãs que são Duquesas de Abercorn e Westminster e outro par de irmãs, a Condessa de Dalhousie (nascida Maralyn Butter) e a Princesa Alexander Galitzine (nascida Rohays Butter).

A irmã mais nova de Zia casou-se com George Mountbatten, 2º Marquês de Milford Haven, um descendente da Rainha Vitória e tio materno do príncipe Filipe, Duque de Edimburgo.

Referências

==

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Os Romanov