Frederico Guilherme III da Prússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frederico Guilherme III
Brasão da Prússia
Rei da Prússia
Frederico Guilherme III da Prússia
Ordem: 3º Rei da Prússia
Reinado: 17971840
Predecessor: Frederico Guilherme II
Sucessor: Frederico Guilherme IV
Data de Nascimento: 3 de agosto de 1770
Local de Nascimento: Potsdam
 Reino da Prússia
Data de Falecimento: 7 de junho de 1840 (69 anos)
Local de Falecimento: Berlim
 Reino da Prússia
Pai: Frederico Guilherme II
Mãe: Frederica Luísa de Hesse-Darmstadt
Consorte: Luísa de Mecklemburgo-Strelitz

Frederico Guilherme III (Friedrich Wilhelm III, em alemão) (Potsdam, 3 de agosto de 1770Berlim, 7 de junho de 1840) foi rei da Prússia entre 1797 e 1840. Subiu ao trono em 16 de novembro de 1797.

Embora Frederico Guilherme e seus conselheiros tentassem manter a Prússia neutra durante as Guerras Napoleônicas, as provocações de Napoleão Bonaparte forçaram-na a declarar guerra à França em outubro de 1806. Na Batalha de Jena, os franceses derrotaram o exército prussiano de maneira decisiva, o que levou a família real a refugiar-se na Prússia Oriental, onde ficou à mercê do Imperador Alexandre I da Rússia.

Em Tilsit, a França celebrou a paz com a Rússia e a Prússia. Esta última perdeu todos os seus territórios poloneses, bem como a área a oeste do Elba, e teve que pagar uma grande indenização.

Embora o rei, considerado fraco e ineficiente, parecesse resignado com o destino da Prússia, diversos ministros, como o Barão vom Stein, Scharnhorst e o Conde Gneisenau ocuparam-se em reformar a administração e o exército do reino.

Em 1813, em seguida à derrota de Napoleão na Rússia, Frederico Guilherme aliou-se aos russos e voltou-se contra a França. As tropas prussianas desempenharam um papel essencial nas vitórias dos aliados em 1813 e 1814.

Durante o Congresso de Viena, os ministros de Frederico Guilherme lograram assegurar importantes ganhos territoriais para a Prússia, embora não tivessem conseguido anexar a totalidade da Saxônia, como desejavam. Após a guerra, o rei adotou uma postura mais conservadora, ao esquecer a promessa que havia feito em 1813 no sentido de outorgar uma constituição à Prússia.

Destacam-se as modificações no sistema educacional fomentadas por Frederico Guilherme nesse período. Em 1809, ele funda, sob a concepção de Wilhelm von Humboldt, a Universidade de Berlim, a qual entre 1828 e 1949 passou a se chamar Universidade de Frederico-Guilherme (em alemão: Friedrich-Wilhelms-Universität), em sua homenagem, vendo a ser depois denominada Universidade Humboldt de Berlim (em alemão: Humboldt-Universität zu Berlin). No ano de 1811 funda a Universidade da Breslávia (em alemão: Schlesische Friedrich-Wilhelms-Universität), hoje na cidade de Wrocław (em alemão: Breslau), e, finalmente, em 1818 funda a Universidade de Bonn (em alemão: Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn).


Frederick william 3.jpg
Casa de Hohenzollern
Nascimento: 3 de agosto de 1770; Morte: 7 de junho de 1840
Precedido por
Frederico Guilherme II
Eleitor de Brandemburgo
como Frederico Guilherme IV
17971806
Fim do Sacro Império
Romano-Germânico
Rei na Prússia
17971840
Sucedido por
Frederico Guilherme IV