Anauê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Manifestantes do Movimento Integralista realizam o gesto.

Anauê Seria, segundo os integralistas, um vocábulo de origem tupi, que servia como saudação entre os indígenas e de brado. É uma palavra com conteúdo afetivo que significa: "Você é meu irmão". Porém ao que tudo indica, foi um vocábulo inventado pelos integralistas, somando fonemas da língua tupi.[1]

Com o Movimento Integralista foi incorporada como saudação oficial entre seus integrantes. Mais precisamente na "Era Vargas" no governo que ficou conhecido como "governo provisório" (1930 a 1934) seguindo o modelo fascista italiano foi criada a Ação Integralista Brasileira(AIB) que vestiam uniforme com camisas verdes e desfilavam pelas ruas como tropa militar, gritando a saudação indígena: Anauê! (em tupi, "você é meu irmão"). Era um movimento sem distinção racial e econômica, como a própria saudação demonstra, já que é um vocábulo de origem tupi, contrariando a crença popular de que este era um movimento eurocêntrico.

Recentemente foi título de uma canção de Kátya Teixeira.[2]

Referências

  1. Segundo o Dicionário Montona
  2. Letra de "Anauê", de Kátia Teixeira, no Letras.mus.br
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Brasil é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.