André & Andrade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
este artigo contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
André & Andrade
Informação geral
Origem Jaraguá, Goiás
País  Brasil
Gênero(s) sertanejo
Período em atividade 1973 - presente
Gravadora(s) RGD
Chantecler
Copacabana
Tri Som
Página oficial Site Oficial da dupla
Integrantes
José de Freitas Machado
Sebastião de Freitas Machado

André e Andrade é uma dupla sertaneja brasileira. Formada por José de Freitas Machado (André) e Sebastião de Freitas Machado (Andrade) na cidade de Itaguari - GO. É uma das mais antigas dupla sertaneja do Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filhos de João de Freitas Machado e Maria José Pereira, família humilde e numerosa, composta por mais dez irmãos, que tiveram suas infâncias ocupadas com o trabalho na lavoura.

O trabalho pesado exercido desde seus seis anos de idade não lhes tirava o prazer pela música nem de acompanhar e tocar viola nas festas de Folia de Reis, acompanhados pelo pai, que era compositor e catireiro.

Em 1973 André e Andrade, decidiram que a música era a profissão certa para eles e resolveram trilhar nova trajetória na cidade de Anápolis – GO, onde foram contratados pela radio São Francisco para fazer parte da "Tarde Sertaneja", programa apresentado às sextas-feiras, onde permaneceram por três anos. Nas horas vagas a dupla apresentava-se em festas de folia, circos e parques infantis da cidade.

Em 1977 com a contratação pela gravadora RGD, surgiu a oportunidade de realizar um sonho e cumprir uma antiga promessa, gravar seu primeiro LP, onde foi destaque a música "Jesus Cristo Veio ao Mundo".

Pela mesma gravadora gravaram mais quatro LPs, dentre eles "Cama Fria", que lhes rendeu o grande e tão sonhado prémio "Disco de Ouro".

No ano de 1978 a dupla André e Andrade, mesmo contra a vontade do pai, apoiou e deu toda oportunidade às irmãs Ana Lucia e Luciana, "Irmãs Freitas", de gravarem seu primeiro disco pela gravadora RGD, começando a partir daí mais uma dupla de família Freitas.

No ano de 1982 encerraram o contrato com a RGD, passando para a gravadora Chantecler, onde ficaram quatro anos e gravaram quatro LPs, "Sinal Fechado", "Noite Comprida", "Amor que Vale Milhão" e"Amando Escondido".

Quando André e Andrade encerraram o contrato com a Chantecler, no ano de 1988, continuaram a fazer shows pelo país e gravaram mais dois LPs independentes, um pela gravadora Danúbio, outro pela Trisson, fazendo também apresentações nos programas "Frutos da Terra" pela TV Anhanguera, retransmissora da Rede Globo em Goiânia – GO; "Viola Minha Viola" pela TV Cultura; "Som Brasil" pela Rede Globo; "Raul Gil" pela TV Record; "Empório Brasileiro" pelo SBT; "Especial Sertanejo" pela TV Record, entre outros.

Em uma parceria com Hamilton Carneiro (apresentador do programa Frutos da Terra) e Geraldinho (famoso contador de "causos") a dupla André e Andrade gravou mais dois CDs "Trova, Prosa e Viola I" e "Trova, Prosa e Viola II".

Após este período fizeram um lançamento independente com o CD "Sete por Três", com destaque das músicas "Samambaia" e "Mulher Precisa de Carinho".

Em seguida com o apoio dos amigos "Gino e Geno" e do cantor e compositor "Rick" André e Andrade, gravaram através da Warner Continental o CD "Paixão Caipira", com destaque para a música "Deixe as Águas Rolarem" e para a participação da dupla "Rick e Renner" na música "Terra Amada".

André e Andrade fizeram importantes participações em produções de "Rolando Boldrin", com a música "Moda Ecológica"; no CD do cantor "Daniel" com a música "Último dos Carreiros"; no DVD da dupla "Gino & Geno" com a música "Estrela de Ouro"; no CD do compositor "Marrequinho" com "Gotas de Orvalho" e "Três Noites".

A dupla André e Andrade têm importantes músicas regravadas pelos cantores "Chrystian & Ralf", com "Cama Fria"; "Chitãozinho & Xororó" com "Colheita de Milho"; "Rionegro & Solimões", com "Deixe as Águas Rolarem" que teve o título modificado para "Cai na Realidade"; a música "Colheita de Milho" fez parte da trilha sonora do filme "Dois Filhos de Francisco", que relata a vida da dupla "Zezé de Camargo & Luciano".

No segundo semestre de 2007 com o lançamento de seu novo CD "Pássaro Sem Ninho", a dupla, já conta com as músicas "Volta da Guerra", "Ta na Cara", "Cabelinho", "Nega", "Quem Ama Perdoa" e a música título "Pássaro sem ninho", entre as mais tocadas em várias rádios do Brasil.

Com mais de 30 anos de carreira a dupla André e Andrade continua atualmente fazendo shows por todo o Brasil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]