Andrew Parker Bowles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O brigadeiro Andrew Henry Parker Bowles (27 de dezembro de 1939) é um oficial militar britânico já aposentado. É mais conhecido por ter sido o primeiro marido de Camilla, Duquesa da Cornualha, a reputada amante de longa-data e segunda esposa do Príncipe Charles de Gales.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Parker Bowles é o filho de Derek Henry Parker Bowles, um bisneto do 6° Conde de Macclesfield, e de sua esposa Ann de Trafford, uma católica e filha do multimilionário dono de cavalos de corrida Sir Humphrey de Trafford, que era descendente de uma notável e não-conformista família católica da Inglaterra. Ann de Trafford foi feita Dame, título feminino equivalente ao de Sir.

É dito que a madrinha de Andrew Parker Bowles era a Rainha Mãe, mas no anúncio de seu batismo, feito pelo The Times em 13 de fevereiro de 1940, não está mencionado o nome dela.

Casamentos e filhos[editar | editar código-fonte]

Andrew casou-se com Camilla Rosemary Shand numa cerimônia católica em 1973. Camilla, no início da década de 1970, havia sido a namorada de Charles, Príncipe de Gales. Coincidentemente, Andrew era um ex-namorado da Princesa Anne, irmã de Charles. Os Parker Bowles tiveram dois filhos:

Laura foi educada em St. Mary's School, um escola católica para meninas em Shaftesbury, Dorset, enquanto que Tom, que é afilhado do Príncipe Charles, foi educado em Eton College, uma instituição anglicana.

Andrew e Camilla se divorciaram em 1995. Os dois já viviam separados há anos. Em 1996, Andrew desposou Rosemary Pitman. Rosemary Dickinson foi a primeira esposa do tenente-coronel John Hugh Pitman, um descendente de Sir Isaac Pitman (inventor do sistema Pitman de estenografia). Pitman era o cunhado de Edmund Burke-Roche, 5° barão Fermoy, que por sua vez era o tio materno de Diana, Princesa de Gales. Andrew e Rosemary compareceram no casamento de Charles e de Camilla, em 9 de Abril de 2005.

Educação e carreira[editar | editar código-fonte]

Andrew foi educado em Ampleforth College, a maior escola particular católica do Reino Unido, e na Real Academia Militar de Sandhurst. Andrew serviu em vários regimentos da armada britânica. Em dezembro de 1971, foi feito major.[1] Em 1980, foi feito tenente-coronel.[2] Em 1990, foi finalmente feito brigadeiro.[3] Retirou-se em 1994.[4]

Referências