Angela Merici

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Santa Angela Merici
Estátua de Santa Ângela Merici em Desenzano del Garda
Nascimento 21 de Março de 1474 em Desenzano del Garda,  Itália
Morte 27 de janeiro de 1540 (65 anos) em Bréscia,  Itália
Beatificação 1768 por Papa Clemente XIII
Canonização 24 de maio de 1807 por Papa Pio VII
Festa litúrgica 27 de Janeiro
Gloriole.svg Portal dos Santos

Angela Mérici (Desenzano del Garda, 21 de março de 1474Bréscia, 27 de janeiro de 1540) foi a fundadora das Irmãs Ursulinas e foi proclamada santa pelo papa Pio VII em 24 de maio de 1807

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha de uma família de classe média, natural de Desenzano, na Itália, tinha apenas 10 anos quando ficou órfã. Partiu então com um tio para Salo, onde ingressou na Ordem Terceira de São Francisco.

Desde muito cedo que esta jovem, referida como possuidora de uma beleza rara, viveria a mais santificante das vidas. Dormiria num leito de tábuas, alimentava-se de pão e água, e dava assistencia a todos os que a procuravam. Tudo seria completado por uma vida que é descrita como de total apostolado.

Fez várias peregrinações por Itália e terá incluso visitado a Terra Santa.

Em 1525 esteve no Vaticano, onde falou com o papa Clemente VII.

Depois, já em Brudazzo, teve uma visão na qual Deus lhe teria revelado a sua predestinação para a fundação de um agrupamento espiritual que deveria promover o aperfeiçoamento dos ideais cristãos.

Foi para atender as famílias, especificamente as mulheres, que Angela fundou em Bréscia, em 1535, a Ordem das Ursulinas, um instituto feminino sob a invocação de Santa Úrsula, para assistência e formação de meninas pobres.

Festejada pela Igreja em 27 de janeiro.

A fundação da Companhia de Santa Úrsula[editar | editar código-fonte]

Angela viveu em uma época em que a educação era privilégio dos jovens do sexo masculino nas escolas monásticas. O papel das mulheres na sociedade era definido pelos pais, maridos ou prelados. Sua intuição foi dedicar-se à educação feminina, sobretudo das mais pobres de forma original para a época: reuniu um grupo de mulheres solteiras para ensinar as meninas em suas casas. De forma distinta da vida religiosa da época, estas mulheres viviam uma consagração a Deus fora dos conventos, sem votos formais ou hábito. Angela afirmava que formava com suas companheiras a “Companhia de Santa Úrsula”, não uma ordem religiosa 1 . Segundo Martina2 , este modelo antecipava o que hoje são os institutos seculares.

Após sua morte, as Ursulinas irão se dividir: enquanto um grupo permanece conforme o espírito original – a Companhia de Santa Úrsula filhas de Santa Ângela de Mérici (hoje o Instituto Secular Filhas de Santa Ângela de Mérici), em 1566, um grupo em Milão, sob a influência de Carlos Borromeu forma a congregação das ursulinas revestidas de hábito, com vida comunitária em um convento, adequado às exigências do Concílio de Trento; um terceiro grupo na França forma uma ordem de monjas enclausuradas em 16122 . A ordem religiosa propagou-se pelo Europa e pelo mundo. O pioneirismo da ordem consiste em ser a primeira associação religiosa dedicada à educação feminina com caráter missionário fora da Europa3 .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Benedetto, R. (2008): The New Westminster Dictionary of Church History: the Early, Medieval and Reformation Era, Westminster John Knox Press
  2. a b Martino, G. (1995): História da Igreja, de Lutero aos nossos dias – Volume I, Edições Loyola
  3. Nunes, R. (1974) Angela Merici, o Renascimento e a Educação. Suplemento Literário. O Estado de São Paulo

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Angela Merici