António José de Amorim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
António José de Amorim
Nascimento 16 de julho de 1801
Coimbra
Morte 12 de agosto de 1877
Angra do Heroísmo
Cidadania Reino de Portugal
Ocupação político

António José de Amorim (Coimbra, 16 de Julho de 1801Angra do Heroísmo, 12 de Agosto de 1877) foi um militar e político português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O Dr. António José de Amorim, cursava o 4.° ano de medicina quando principiou a germinar a liberdade portuguesa, e em 1826 alistou-se voluntariamente no Corpo Militar Académico.

Em 1828, seguindo a sorte da divisão leal a causa real, emigrou para a Espanha pela Galiza até Catalunha, de onde passou para Plymouth, sendo ali um dos aquartelados do famoso Barracão de Plymouth.

De Regresso à ilha Terceira na galera americana James Crowper, desembarcando com mais trezentos companheiros em 13 de fevereiro de 1829, fazendo parte das três companhias de voluntários, das quais a primeira, em que foi colocado, era composta exclusivamente dos emigrados académicos.

Em 11 de agosto de 1829, achou-se no teatro de guerra, na então Vila da Praia, onde foi ainda convalescente, conduzir munições e petrechos de campanha.

Por decreto da regência de 14 de julho de 1830, e depois de previamente examinado no hospital militar, por três facultativos, foi-lhe concedida a faculdade para exercer clínica, não obstante faltar-lhe ainda o acto da formatura.

Em 1832, aceitou o cargo de médico da legião de guardas nacionais, que se organizou nesta ilha, sob o comando de Teotónio Simão Paim de Ornelas Bruges, lugar que exerceu até 1833, passando em seguida a exercer os lugares de médico municipal e de médico do hospital civil.

Em 20 de Abril de 1836 transferiu a sua residência para a Vila da Praia da Vitória, onde foi exercer os mesmos lugares que exercia em Angra do Heroísmo, e onde se demorou até ao terramoto de 15 de junho de 1841, que ficou conhecido na história como a Caída da Praia.

Partindo para Coimbra onde foi fazer acto de formatura, voltou para a ilha Terceira em 15 de fevereiro de 1844, sendo nomeado guarda mor de saúde do porto de Angra do Heroísmo, cargo que exerceu até à sua morte em 1877.

Exerceu vários cargos públicos, tais como juiz, vereador e presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, conselheiro de distrito, procurador à Junta Geral, membro de várias comissões, das quais a que mais se ufanava de pertencer era à de Socorros aos bravos do Mindelo, da qual morreu presidente.

Era sócio da Academia das Ciências de Lisboa e condecorado com a medalha n.° 9 das campanhas da liberdade.

Referências

  • Alfredo Luís Campos, Memória da Visita Régia à Ilha Terceira, Imprensa Municipal, Angra do Heroísmo, 1903.