Arão Rebelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arão Rebelo
Nascimento 25 de fevereiro de 1903
Morte 24 de março de 1989
Cidadania Brasil
Ocupação político

Arão Rebelo (Itajaí, 25 de fevereiro de 1906Curitiba, 24 de março de 1989) foi um advogado e político brasileiro. Foi eleito como deputado estadual de Santa Catarina em 1933, pelo Partido Liberal Catarinense.[1]

Vida[editar | editar código-fonte]

Filho de Alfredo José Rebelo e de Maria Leonor da Cunha, estudou no Colégio Santo Antônio, em Blumenau (SC). Além de ter frequentado o Ginásio Catarinense, em Florianópolis, e o Ginásio Parananense, em Curitiba. Bacharelou-se em direito, em 1930 pela Faculdade de Direito do Rio De Janeiro. Advogado com inscrição OAB/SC 001.

Entre 1929 e 1930, ano em que se formou, participou da Aliança Liberal tanto em Santa Catarina, seu estado natal, como no Rio de Janeiro, por meio de comícios e da imprensa. Na sequência, entre 1930 e 1931, foi inspetor do ensino federal em Santa Catarina, além de secretário estadual da Fazenda e Obras Públicas durante a gestão de Ptolomeu de Assis Brasil. Nesse mesmo ano, foi procurados da Junta de Sanções.

Arão Rebelo tornou-se um dos fundadores do Partido Liberal Catarinense (PLC) e, em 1933, é eleito deputado por Santa Catarina para participar da Assembleia Nacional Constituinte daquele ano. As eleições de 1933, no entanto, foram anuladas e Rebelo assume apenas em janeiro de 1934.

Sobre sua atuação como constituinte, ficou marcado pela postura machista e por ser considerado o "inimigo das mulheres". Em seus posicionamentos, colocava-se sempre fortemente contra os direitos políticos femininos.

No ano de 1958, em outubro, torna-se segundo-suplente de deputado federal por Santa Catarina, eleito na legenda do Partido Social Democrático.

Ao longo de sua carreira política, Arão Rebelo ainda contribuiu para a Gazeta do Povo, de Curitiba, e para a Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro.

Casou-se com Julieta Brandão Rebelo, mãe de seus dois filhos.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Seus filhos, Péricles Rebelo (1940) e Brigida Rebelo (1945)

Foi deputado à Câmara dos Deputados (1933 — 1937).

Secretário Estadual de Fazenda e Obras (1933).[3]

Deputado Constituinte pelo PL (1934).

Referências

  1. Luiz Fernandes, Mario; Barcellos, Bruna Luíza: Jornal A Notícia e o discurso nazista em Santa Catarina, Universidade do Vale do Itajaí
  2. Brasil, CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação História Contemporânea do. «REBELO, AARAO | CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil». CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Consultado em 3 de outubro de 2018 
  3. Piazza, Walter: Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1985
Ícone de esboço Este artigo sobre políticos ou política de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.