Atresia biliar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atresia biliar
Atresia biliar
Visão operativa de atresia biliar extra-hepática completa.
Especialidade cirurgia pediátrica
Classificação e recursos externos
CID-10 Q44.2
CID-9 751.61
CID-11 645741117
OMIM 210500
DiseasesDB 1400
MedlinePlus 001145
eMedicine ped/237
MeSH D001656
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Atresia biliar ou atresia de vias biliares é uma colestase do recém-nascido ou do lactente, causada pela obstrução adquirida das vias biliares extra-hepáticas.

O quadro clínico se inicia após 10 dias de vida com o surgimento de icterícia (cor amarela na pele e olhos), colúria (urina de cor escura) e acolia ou hipocolia fecal (fezes de cor esbranquiçadas). Um quadro clínico deste natureza sugere uma doença chamada de atresia das vias biliares, a qual deve ser tratada logo que apareçam os primeiros sinais clínicos da enfermidade.

Sintomas e diagnóstico[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, os sintomas são insdistinguíveis da icterícia neonatal, que é um fenômeno comum. Os sintomas se tornam evidentes geralmente entre duas a seis semanas após o nascimento. Além da icterícia, outros sintomas incluem fezes pálidas, urina escura, região abdominal inchada e fígado aumentado e endurecido (que pode ou não ser observado a olho nu). A icterícia prolongada é resistente à fototerapia.

Epidemiologia[editar | editar código-fonte]

A atresia biliar é um distúrbio muito raro. Cerca de um em cada 10.000 a 20.000 bebês nos Estados Unidos são afetados a cada ano. A atresia biliar parece afetar um pouco mais garotas do que meninos. Asiáticos e negros são afetados mais frequentemente que brancos.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Se a árvore biliar intra-hepática não é afetada, é possível a realização de uma cirurgia de reconstrução do trato biliar extra-hepático. Esta cirurgia é chamada de procedimento de Kasai (em homenagem ao cirurgião japonês que desenvolveu a cirurgia, Dr. Morio Kasai) ou hepatoportoenterostomia.

Se a atresia é completa, o transplante de fígado é a única opção.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.