Augusto de Oldemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Augusto
Grão-duque de Oldemburgo
AugustOld.jpg
Augusto
Governo
Consorte Adelaide de Anhalt-Bernburg-Schaumburg-Hoym
Ida de Anhalt-Bernburg-Schaumburg-Hoym
Cecília da Suécia
Vida
Nascimento 13 de Julho de 1783
Rastede, Alemanha
Morte 27 de Fevereiro de 1853 (69 anos)
Oldemburgo, Alemanha
Filhos Amália de Oldemburgo
Frederica de Oldemburgo
Pedro II de Oldemburgo
Alexandre de Oldemburgo
Augusto de Oldemburgo
Elimar de Oldemburgo
Pai Pedro I de Oldemburgo
Mãe Frederica de Württemberg

Augusto de Oldemburgo (13 de Julho de 1783 - 27 de Fevereiro de 1853) foi o grão-duque de Oldemburgo de 1829 até à sua morte em 1853.

Família[editar | editar código-fonte]

Augusto foi o filho mais velho do grão-duque Pedro I de Oldemburgo e da princesa Frederica de Württemberg. Os seus avós paternos eram o príncipe Jorge Luís de Holstein-Gottorp e a princesa Sofia Carlota de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Beck. Os seus avós maternos eram o duque Frederico II Eugénio de Württemberg e a marquesa Sofia Doroteia de Brandemburgo-Schwedt. Entre os seus tios estavam o rei Frederico I de Württemberg, a princesa Sofia Doroteia de Württemberg, casada com o czar Paulo I da Rússia e a princesa Isabel de Württemberg, casada com o sacro-imperador Francisco I da Áustria.[1]

Reinado[editar | editar código-fonte]

Em 1815, no Congresso de Viena, o estado de Oldemburgo, tal como outros estados alemães foi elevado de ducado a grão-ducado.[2] Augusto foi o primeiro a usar o título.

Casamentos[editar | editar código-fonte]

Primeiro[editar | editar código-fonte]

No dia 24 de Julho de 1817, Augusto casou-se com a princesa Adelaide de Anhalt-Bernburg-Schaumburg-Hoym, filha do príncipe Vítor II de Anhalt-Bernburg-Schaumburg-Hoym e da princesa Amália de Nassau-Weilburg.

Tiveram duas filhas:

A princesa Adelaide morreu em 1820.

Segundo[editar | editar código-fonte]

No dia 24 de Agosto de 1825, Augusto casou-se com a princesa Ida de Anhalt-Bernburg-Schaumburg-Hoym, irmã mais nova da sua primeira esposa. Tiveram um filho que sucedeu como grão-duque:

Ida morreu em 1828.

Terceiro[editar | editar código-fonte]

No dia 5 de Maio de 1831, Augusto casou-se com a princesa Cecília da Suécia, uma filha do rei deposto Gustavo IV Adolfo da Suécia. Tiveram três filhos:

Referências

  1. C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, page 156.
  2. Oakes, p. 57.