Baixo profundo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Baixo profondo)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde dezembro de 2009).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Extensões vocais
Femininas
Soprano
Meio-soprano
Meio-contralto
Contralto

Masculinas

Sopranista
Contratenor
Haute-contre
Tenor
Baritenor
Barítono
Baixo-barítono
Baixo

Outras classificações

Buffos
Vozes brancas
Vozes raras
Vocal gutural

Baixo profundo é um dos timbres mais graves e mais pesados da voz masculina. Muito intenso consequentemente menos igual, que atinge no registro grave uma sonoridade cavernosa e no registro agudo uma qualidade enérgica e um pouco áspera. Sua tessitura usual é do B♭0 ao E4.

Na França[editar | editar código-fonte]

Na escola francesa, é destacado na categoria Basse Profonde, uma voz solene e sepulcral. Também chamado de Basse de caractère, heroïque, Nivette, dramatique ou Noble.

Na Alemanha[editar | editar código-fonte]

Na escola alemã é destacado na categoria Seriöserbaß, ou Schwazerbaß (Baixo escuro). Uma voz abundante com uma cor escura e voz bem grave. Esta é a categoria que inclui os verdadeiros papéis de baixo profundo como Sarastro em A flauta Mágica e os principais baixos das operas incluindo Rei Filipe em D. Carlos, Rei Marke em Tristão e Isolde e rei Heinrich em Lohengrin. Também inclui muitos pequenos papéis como os da categoria Bassbariton. Demanda uma imponente figura, uma ampla voz, uma grande parte de inteligencia e sensibilidade em ação e a classe de personalidade como inspirando confidencias. Embora incluida nesta categoria são os grandes papéis de baixos italianos, o seriöserbass nos teatros alemães possui um som mais escuro e áspero que sua contra-parte italiana.

Registros[editar | editar código-fonte]

Registro agudo[editar | editar código-fonte]

É um registro muito intenso de amplidão sonora imensa e qualidades metálicas e enérgicas abundantes. Tem uma variedade de cor áspera e pouco harmônica, é menos apto ao legato expressivo e pouca suavidade de matizes.

Registro central[editar | editar código-fonte]

É de uma cor muito escura, que prejudica na dicção das palavras com menor clareza de articulação, embora alguns baixos possuam uma facilidade maior para vocalizações e agilidade em passagens que exige grande virtuosidade.

Registro grave[editar | editar código-fonte]

Sem duvida é o registro mais cobiçado e mais gratificante em um baixo, a beleza está em produzir notas muito graves e com sons cavernosos, embora nem todos baixos possuam um registro grave muito extenso. A variação de matizes faz ser dividida em duas classificações: O Baixo Nobre: Um baixo com graves cavernosos que lembra os tubos de um órgão, como por exemplo, Matti Salminem e Kurt Moll, e o Baixo Serio: Um baixo profundo mais lírico com graves mais asperos e metálicos como, por exemplo: Ferrucio Furlanetto, Samuel Ramey e Cesare Siepi.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Baixos profundos famosos[editar | editar código-fonte]