Saltar para o conteúdo

Lionel Walter Rothschild

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Barão Rothschild)
O Muito Honorável
Senhor Rothschild
Bt, FRS
Lionel Walter Rothschild
Membro do Parlamento por Aylesbury
Período 1899–1910
Antecessor(a) Ferdinand de Rothschild
Sucessor(a) Lionel Nathan de Rothschild
Dados pessoais
Nome completo Lionel Walter Rothschild
Nascimento 8 de fevereiro de 1868 (156 anos)
Londres
Morte 27 de agosto de 1937 (69 anos)
Progenitores Mãe: Emma Louise von Rothschild
Pai: Nathan Mayer Rothschild
Alma mater Magdalene College, Cambridge
Partido Partido Conservador
Religião Judaísmo
O cormorão-das-galápagos, uma das espécies descritas por Rothschild nas Novitates Zoologicae

Lionel Walter Rothschild, 2º Barão Rothschild (8 de fevereiro 186827 de agosto 1937), foi um banqueiro, político e zoólogo britânico, membro da prestigiosa Família Rothschild.

Tetraneto de Mayer Amschel Rothschild, Walter Rothschild nasceu no seio de uma importante família de banqueiros e como tal foi educado para se dedicar ao mundo das finanças, frequentando o Magdalene College da Universidade de Cambridge. Entre 1889 e 1908, trabalhou na NM Rothschild & Sons, a firma da família com sede em Londres. Em paralelo desenvolveu uma intensa atividade política como conservador e membro do parlamento britânico (MP) pela comarca de Aylesbury, entre 1899 e 1910. Em 1915, tornou-se no 2º Barão Rothschild pela morte do seu pai Nathan Mayer Rothschild. Como membro da comunidade judaica e amigo próximo de Chaim Weizmann, Rothschild esteve envolvido com o movimento sionista e foi o destinatário da declaração de Balfour, que ajudou a estabelecer o estado de Israel.

Mas apesar de toda a atividade política e ideológica, a grande paixão de Rothschild foi a zoologia, em particular o ramo da ornitologia. O gosto pela natureza nasceu quando a família se mudou para Tring Park, uma propriedade rural no Hertfordshire em 1872.

Aos sete anos, Rothschild anunciou à família que quando fosse grande iria fazer um museu e começou a colecionar exemplares de animais empalhados, em particular insectos. O espólio depressa se tornou volumoso e no seu 21º aniversário pôde começar a tarefa, o pai ofereceu-lhe uma zona não utilizada da propriedade. Em 1892, a qualidade da colecção justificou a abertura ao público como Museu Zoológico de Tring. Dois anos depois, o museu começou a editar o seu próprio jornal científico, o Novitates Zoologicae, e a aumentar a biblioteca.

Para além dos animais empalhados do museu, Rothschild também apreciava os vivos e mantinha diversas espécies à solta na propriedade, incluindo kiwis, tartarugas, casuares, lobos, cangurus, zebras, dingos e um marabu. O seu gosto por animais valeu-lhe uma fama de excêntrico que gostava de cultivar. Enquanto frequentou a Universidade de Cambridge insistiu em manter consigo os seus kiwis e em Londres fazia questão de conduzir pessoalmente a sua carruagem aparelhada por vinte e quatro zebras. Que inclusivamente levou para um encontro no Palácio de Buckingham, além disso ele tinha cobras enroladas em corrimãos em sua casa; e, certa vez, ele deu uma festa para macacos fantasiados de palhaços.

Walter Rothschild e a equipa do seu museu foram responsáveis pela descrição científica de cerca de 5 000 espécies novas e pela publicação de cerca de 1 700 artigos científicos no ramo da zoologia. O ênfase desta actividade de investigação foram as aves e mesmo hoje em dia, a biblioteca de Tring Park é considerada uma das melhores fontes de informação ornitológica do mundo. Entre as espécies descritas pelo próprio Barão Rothschild encontram-se o cormorão-das-galápagos e a trágica cotovia-da-ilha-stephen.

Em 1936, pouco antes da sua morte, Rothschild doou a sua coleção zoológica ao Museu Britânico, que mais tarde integrou Tring Park no Museu de História Natural de Londres. Walter não teve filhos e foi sucedido mo título de barão pelo sobrinho Victor Rothschild, pai de Jacob Rothschild.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Lionel Walter Rothschild