Base Aérea de Beja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Base Aérea n.º 11 (BA11) ou Base Aérea de Beja (código IATA: BIJ, código OACI: LPBJ) é uma base aérea da Força Aérea Portuguesa, situada a poucos quilómetros da cidade de Beja. A base foi activada em 1967, albergando, quase desde o seu início, unidades de instrução da Força Aérea Alemã (Deutsche Luftwaffe), aí estacionadas ao abrigo de um acordo bilateral entre Portugal e a Alemanha. Dado que a base se situa numa região de planícies e fracamente povoada, era ideal para a realização de voos de instrução, sendo por isso utilizada para essa função tanto pela aviação militar como pela civil. Em termos de área ocupada, a BA11 é a maior base aérea da Europa e uma das maiores do mundo.

História[editar | editar código-fonte]

Até 1987, na BA11 quase só estacionaram em permanência unidades de voo da Deutsche Luftwaffe. A partir desse ano, a Força Aérea Portuguesa começou a transferir para a BA11 várias unidades aéreas que estavam estacionadas em outras bases. A primeira foi a Esquadra 103, vinda da Base Aérea de Monte Real, que operava a aeronave Northrop T-38A Talon destinada à instrução complementar de pilotagem em aviões de caça.

Em 1993, com a extinção da Base Aérea de Tancos, foi transferida para a BA11 a Esquadra 552, que opera os SE 3160 Alouette III. Nesse ano, a Base recebeu também os novos aviões Alpha-Jet que passaram a equipar a Esquadra 103 e a Esquadra 301 igualmente transferida para Beja.

Ainda em 1993, deu-se a saída das unidades alemãs, passando a base a operar só com unidades portuguesas.

Posteriormente, da Base Aérea de Sintra, foi transferida a Esquadra 101.

Em 2005, na sequência do reequipamento da Esquadra 301 com aviões F-16 Falcon, a unidade saiu de Beja e foi transferida para a Base Aérea de Monte Real.

Meios aéreos atuais[editar | editar código-fonte]

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]