Bem que Se Quis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bem Que Se Quis)
"Bem Que Se Quis"
Single de Marisa Monte
do álbum MM
Lançamento 1989
Formato(s) Vinil
Gênero(s) MPB
Duração 3:37
Gravadora(s)
Composição
Produção Marisa Monte
Cronologia de singles de Marisa Monte
"Beija Eu"
(1991)

"Bem Que Se Quis" é uma canção escrita pelo compositor brasileiro Nelson Motta e gravada pela cantora brasileira Marisa Monte para o seu álbum de estreia, MM (1989).[1] A canção é uma versão em português de "E Po' Che Fa", composta e interpretada pelo cantor e compositor italiano Pino Daniele, lançada em 1982 para o seu álbum Bella 'mbriana (do mesmo ano).[2] Quando lançada, "Bem Que Se Quis" se tornou um enorme sucesso no Brasil,[3][4] sendo a música mais tocada naquele ano, estando também na trilha sonora da novela O Salvador da Pátria (1989) da Rede Globo.[4] Posteriormente, a canção também foi incluída nas novelas O Rebu (2014) e Verão 90 (2019),[5] mais de duas décadas após seu lançamento original.

Com o sucesso estrondoso da canção, diversos covers foram feitos ao longo das décadas, incluindo o cantor brasileiro Emílio Santiago que a incluiu num pout-pourri com a canção "Pérola Negra" em seu álbum Aquarela Brasileira 2 (1989), o cantor Nelson Gonçalves no seu álbum Ainda é Cedo (1997),[6] a banda de pagode Exaltasamba no álbum ao vivo 25 Anos,[7][8] e o cantor Silva em seu álbum Ao Vivo em Lisboa (2020). Inicialmente, "Bem Que Se Quis" se fazia presente na sua versão completa em suas primeiras turnês, a MM Tour (1989) e a Mais Tour (1991), contanto, a partir da turnê Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão Tour (1984), a canção foi incluída apenas em shows selecionados, tornando-se frequente uma versão encurtada e acapella como parte do bis nas turnês Memórias Tour (2001), Verdade, Uma Ilusão (2012) e Portas Tour (2022).

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Nelson Motta responsável pela versão em português da canção disse em entrevista a Guilherme Bryan e Vincent Villari autores do livro "Teletema: A História da Música Popular Através da Teledramaturgia Brasileira", que Marisa não foi a primeira opção de artista para gravar a faixa e que a atriz Lúcia Veríssimo depois de ouvir, exigiu que fosse tema de sua personagem Bárbara na novela O Salvador da Pátria.

"Quando eu terminei a letra, mostrei à Marina, mas ela não quis gravar. Comecei a trabalhar com a Marisa Monte, ofereci a música a ela, que adorou e passou a cantar nos shows. Aí, a própria Marina, que não quis gravar, mostrou a música para a Lúcia Veríssimo. A Lúcia adorou, foi no Paulo Ubiratan, que era o diretor da novela, e peitou: ‘Quero que essa música seja meu tema’".[9]

Referências

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.