Ben Harper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ben Harper
Ben Harper.jpg
Ben Harper. Foto de Zach Klein
Informação geral
Nome completo Benjamin Chase Harper
Nascimento 28 de Outubro de 1969 (45 anos)
Claremont, CA
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock alternativo
folk rock
blues
Post-grunge
Neofolk
Instrumento(s) Vocais, Guitarra, Teclados, Piano, Baixo elétrico, Bateria, percussão
Gravadora(s) Virgin, EMI Music
Afiliação(ões) Vanessa da Mata
Pearl Jam
Ringo Starr
Página oficial http://www.benharper.net

Benjamin Chase "Ben" Harper (Claremont, Califórnia, 28 de outubro de 1969) é um músico norte-americano.

Nascido na Califórnia, Ben Harper cresceu a ouvir blues, folk, soul, R&B e reggae. Aprendeu a tocar guitarra ainda criança e montou diversas bandas em sua adolescência, sempre influenciado por nomes como Blues Traveler, Hootie & the Blowfish, Phish e Taj Mahal. Ben é muito religioso, passando sempre assim, uma mensagem cristã nas suas músicas.

Sua carreira profissional como artista solo começou em 1993 com “Welcome To The Cruel World”. Sempre seguindo um intervalo de dois anos, foram lançados “Fight For Your Mind” (1995), “The Will To Live” (1997) e “Burn To Shine” (1999).

Uma caixa especial intitulada “CD Box Collection”, contendo os 3 primeiros álbuns de Harper saiu em 2000 e, no ano seguinte, chega o duplo ao vivo “Live From Mars”. O disco foi dividido em um elétrico e outro mais acústico e traz os maiores ‘hits’ do músico como “Excuse Me Mr.”, “Steal My Kisses” e “Pleasure And Pain”.

Seu sexto trabalho chama-se “Diamonds On The Inside” (2003). O álbum é uma mistura de heavy, funk e folk. Ao lado dele estão The Innocent Criminals, formado pelo baixista Juan Nelson, o percussionista Leon Lewis Mobley e o baterista Oliver Charles. Os destaques foram “With My Own Two Hands”, “Everything”, “Amen Omen”, além da própria faixa-título.
É também conhecido como o padrinho de Jack Johnson, pois foi quem o descobriu e o indicou para uma grande gravadora. Em 2007 gravou em parceria com a cantora brasileira Vanessa da Mata a canção "Good Luck". Atualmente formou a banda Ben Harper & Relentless 7, e excursionará também em 2009 com a banda Pearl Jam.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

DVDs[editar | editar código-fonte]

  • Pleasure and Pain (2002)
  • Live at the Hollywood Bowl (2003)
  • Live at the Apollo (2005)
Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.