Benjamim de Araújo e Côrte-Real

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Benjamim de Araújo e Côrte-Real
Benjamim de Araújo e Côrte-Real
Benjamim Corte-Real.
Nascimento 1961
Cidadania Portugal, Timor-Leste
Ocupação professor universitário
Prêmios
  • Grande-Oficial da Ordem do Mérito

Benjamim de Araújo e Côrte-Real GOM (1961) é um linguista timorense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Cresceu durante a ocupação indonésia de Timor-Leste.

Frequentou o Externato de São José Operário, um dos bastiões da resistência cultural à ocupação indonésia, de Agosto de 1979 a Julho de 1984. Nessa instituição deu depois aulas de Química e Geografia, até partir, em Agosto de 1985, para Salatiga, em Java Central, a fim de frequentar a Universidade Satya Wacana, onde se licenciou em ensino da língua inglesa com uma tese sobre fonologia comparada do tétum e do inglês.

De regresso a Timor, leccionou no Departamento de Língua Inglesa da então Universitas Timor Timur, antes de, em Julho de 1992 rumar à Austrália para o Mestrado em Linguística Aplicada. Imediatamente a seguir iniciou o Doutoramento em Linguística na Universidade Macquarie em Sydney, que terminou em 1998 com a dissertação Mambai and its verbal art genres — A cultural reflection of Suro-Ainaro, East Timor. Volta ao ensino na UNTIM, e em Março de 1999 frequenta novamente na Universidade Macquarie para actividades académicas.

Os acontecimentos da altura do referendo adiam o regresso da família — havia-lhe nascido entretanto a primeira filha — que vem a acontecer em Março de 2000. Em Novembro desse ano integra o corpo docente da nova Universidade Nacional Timor Lorosa'e.

Em Julho de 2001 é nomeado director do Instituto Nacional de Linguística, criado pelo Governo, e em Setembro é eleito reitor da UNTL[1]. À frente dos destinos do INL e da UNTL empenha-se na prossecução de uma política linguística que salvaguarde a cultura e identidade nacional timorense, através da promoção das duas línguas oficiais, português e tétum, contra correntes alienantes incentivadas por interesses estrangeiros. Activo na produção de materiais para o desenvolvimento do tétum, professor, tradutor.

Distinções[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Uma Lulik, Futuro da Tradição». 2011. Consultado em 30 de Março de 2012 
  2. Decreto Presidencial 25/2009. Disponível em: http://www.mj.gov.tl/jornal/?q=node/439.
  3. «Cidadãos Estrangeiros Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Benjamim Corte-Real". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 4 de abril de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]