Big band

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Big band
Origens estilísticas Jazz
Swing (na década de 1930)
Contexto cultural década de 1920 nos EUA
Instrumentos típicos SaxofonesMetaisSeção rítmica (GuitarraPianoContrabaixoTubaVibrafoneBateriaPercussão)
Popularidade década de 1920-década de 1950
Formas derivadas Swing, Jump Blues, Pop Tradicional

Big band é uma expressão da língua inglesa que indica um grande grupo instrumental associado ao jazz. Esse tipo de formação foi muito popular dos anos 20 aos anos 50, período que conhecido como a Era do Swing. É uma das formações musicais mais usadas pelos artistas de jazz.

Uma big band consiste, basicamente, de 12 a 25 músicos e contém primordialmente 4 naipes de instrumentos: os saxofones (2 saxofones altos - 1°e 3° sax altos; 2 saxofones tenores - 2° e 4° sax tenores; e 1 saxofone barítono - 5° sax barítono. Ocasionalmente 1 ou 2 saxofones sopranos), os trompetes, e trombones (3 trombones tenores e 1 trombone baixo),[1] e a 'cozinha', é como é denominada nas big band's o naipe que executa predominantemente a base harmônica do grupo, e é formado de: guitarra, bateria, baixo ou contrabaixo, e piano. Algumas big band's usam um terceiro naipe em sua formação que a amplia na execução harmônica e também em alguns solos, o naipe de cordas, composto de: violino, viola, violoncelo, e contrabaixo. Algumas Big Band's podem ainda admitir outros instrumentos como flauta, clarinete e instrumentos de percussão que variam de uma banda a outra dependendo do estilo e arranjo musical. Os termos banda de jazz, orquestra de jazz e dance band, também são usados.

As músicas tocadas pelas big bands possui, geralmente, arranjos mais elaborados, muito frequentemente sendo previamente preparados e escritos em partituras. Ali, os solos e improvisações são executados nos momentos determinados no arranjo. Que se progagou no Brasil na década de 60.

É das Big Bands também que provém a expressão band leader, que é assim chamado o artista no qual influencia toda a banda, que se inspira e o segue, por exemplo: na linguagem e dinâmica ao interpretar certas frases da musica. Esse artista geralmente é o 1º trompetista.

Dentre as maiores big band's estão, por exemplo, as dos artistas: Maynard Ferguson, Dizzy Gillespie, Count Basie, Duke Ellington, Phil Collins, Glenn Miller, Benny Goodman, Frank Sinatra

Referências

  1. Katherine E. Krohn. Ella Fitzgerald: First Lady of Song. [S.l.]: Twenty-First Century Books, 2001. 97 p. 0822549336, 9780822549338

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Jazz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Os livros dizem que a musica é essencial ao humano já esta no dia há dia por exemplo:jazz,rock...