Bill Atkinson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bill Atkinson
Bill Atkinson
Nascimento 1951 (73 anos)
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação programador, fotógrafo, cientista de computação, designer, inventor
Prêmios
Empregador(a) Apple
Página oficial
http://www.billatkinson.com

Bill Atkinson (1951) é um engenheiro de computação e fotógrafo estado-unidense.

Atkinson trabalhou para a Apple de 1978 a 1990. Estudou na Universidade da Califórnia em San Diego, onde Jef Raskin, desenvolvedor do Macintosh, foi um de seus professores. Atkinson continuou seus estudos como aluno de graduação na Universidade de Washington.

Atkinson fez parte da equipe de desenvolvimento do Macintosh e foi o criador de MacPaint, entre outros aplicativos. Ele também desenvolveu e implementou QuickDraw, a toolbox de base que o Macintosh usava para gráficos. O desempenho de QuickDraw foi essencial para o sucesso da interface gráfica do Macintosh. Atkinson também projetou e implementou HyperCard, o primeiro sistema hipermédia popular.

Em 1996, Atkinson esteve envolvido em tempo pleno com fotografia digital de natureza. Atkinson, um pioneiro da fotografia digital, foi um dos primeiros a experimentar técnicas usadas hoje em dia em impressão fina de fotografias digitais.

Em 2007, Atkinson começou a trabalhar como desenvolvedor externo com Numenta, uma startup trabalhando com inteligência de computadores. Sobre seu trabalho, Atkinson disse: "o que a Numenta está fazendo é mais fundamentalmente importante para a sociedade do que o computador pessoal e o surgimento da Internet."[1]

Algumas das contribuições notáveis de Atkinson à computação incluem:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista da computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.