Susan Kare

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Susan Kare
Ciência da computação
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 6 de abril de 1954 (60 anos)
Local Ithaca, Nova Iorque
Atividade
Campo(s) Ciência da computação

Susan Kare (Ithaca, Nova Iorque, 6 de abril de 1954) é uma designer gráfica de interfaces, ilustradora, e pintora. Concebeu parte da interface gráfica das primeiras versões do Mac OS, após o convite de um amigo, Andy Hertzfeld, em 1983.

Biografia resumida[editar | editar código-fonte]

Concebeu várias fontes / famílias tipográficas, ícones, e diverso material de marketing para o sistema operativo do Macintosh, o Mac OS, nas suas primeiras versões de 1984. O seu trabalho, mais propriamente, a influência deste, ainda hoje é visível em algumas interfaces gráficas, principalmente em programas de edição de imagens, como o Adobe Photoshop e o Adobe Illustrator, nos ícones das ferramentas de edição, como o lasso, grabber e o paint bucket, assim como no ícone da lata de lixo (trash can).

Foi uma das pioneiras no desenho de pixels (no inglês, pixel art), em que o desafio é conseguir representar em poucos pixels, um conceito ou ideia, como um pictograma.

Os seus trabalhos mais conhecidos, são: a fonte Chicago, utilizada na interface do Mac OS, e também nas primeiras 3 gerações do iPod; a fonte Geneva; a fonte Cairo, conhecida pelo grafema da tecla "z" que representava um "cão-vaca" (dogcow, também chamado de clarus); o ícone Happy Mac, que surgia no arranque do sistema operativo Mac OS, representando um "computador contente", que deu as boas-vindas aos utilizadores durante 18 anos, desde a primeira versão, até ao Mac OS X 10.2, sendo substituído pelo logotipo cinzento da Apple; e o símbolo da tecla de comando (command key ou Apple key) nos teclados do Apple Macintosh.

Após sair da Apple em 1985, foi uma das primeiras a trabalhar na NeXT. Desde 1988 obteve sucesso como designer gráfica independente, trabalhando com clientes como a Microsoft e a IBM. Os seus projectos para a Microsoft, incluíam o desenho das cartas no jogo do solitário (Klondike) no Microsoft Windows 3.0, assim como em vários ícones e elementos gráficos desta versão do Windows, o ícone do bloco de notas (Notepad), e vários programas do painel de controle, permanecendo na sua essência, inalterados desde 1988 até 2001, quando surgiu o Windows XP. O seu trabalho com a IBM englobou também ícones e outros elementos da interface gráfica para o sistema operativo OS/2.

Recentemente, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) começou a recolher/adquirir esboços e anotações dos blocos de notas de Susan Kare.

Estudos[editar | editar código-fonte]

Susan Kare tirou o bacharelato em artes (Bachelor of Arts, B.A. - summa cum laude), no Mount Holyoke College em 1975, e o doutoramento (Doctor of Philosophy, Ph.D.) na Universidade de Nova Iorque.

Obras[editar | editar código-fonte]

Tipos de letra[editar | editar código-fonte]

Interface gráfica[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]