Bisonho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bisonho
Personagem de Ursinho Pooh
Nome original Eeyore Igor Donkey
Sexo Masculino
Espécie Asno
Nome em francês Bourriquet
Primeira aparição Winnie-the-Pooh
Última aparição Pooh's Super Sleuth Christmas Movie
Interpretado por Peter Cullen
Comida preferida Alfafa
Projecto Banda desenhada  · Portal Disney

Bisonho (Eeyore, no original em inglês), é um personagem da turma do Ursinho Puff. Ele também é conhecido como ou Igor.

Bisonho é um burro cinzento (às vezes azulado) com pernas curtas, orelhas caídas e crina negra. Por algum motivo ele não tem uma cauda de verdade, em troca usa uma falsa presa por um prego e com um laço rosa na ponta.

Bisonho é conhecido por ser muito pessimista e resmungão. Ele quase nunca fica contente nem entusiasmado com nada e quando acontece algo bom costuma dizer surpreso algo como: incrível, nunca achei que fosse dar certo. Nesse ponto ele é praticamente o oposto do Tigrão. Bisonho também costuma dizer coisas um tanto filosóficas como: fim da linha… nada a fazer… sem esperança das coisas melhorarem… parece até sábado a noite, lá em casa.

A comida preferida do Bisonho é alfafa. Ele mora em uma casa de gravetos que é frequentemente derrubada e depois reconstruída. No final do filme do Tigrão, ele ganha uma casa nova, maior e mais confortável, porém estranhamente não aparece morando nela nos episódios e filmes posteriores.

Sua personalidade, curiosamente, fez dele um personagem muito lembrado e querido pelos telespectadores.

Bisonho, apesar de gostar muito dos seus amigos, não parece possuir um melhor amigo, alguém por quem ele sinta afeição especialmente forte. Em outras palavras, Bisonho gosta igualmente de todos. Seus amigos incluem: Ursinho Puff, Leitão, Abel, Tigrão, Roque-Roque, Corujão, Guru, Kessie e Bolota.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Em The Many Adventures of Winnie the Pooh, Bisonho é chamado de Quiasno na versão brasileira. Em filmes recentes, ele é chamado de Ió, que é uma onomatopéia que representa o som que os burros fazem, assim como seu nome original, Eeyore.
  • Um burro cinzento muito semelhante a o Bisonho em aparência e personalidade aparece no famoso livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell.
  • Marvin, o robô de O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, parece ter sido inspirado no personagem do Bisonho.
  • No livro, Bisonho está sempre perdendo sua cauda. Este fato pode ter tido alguma inspiração no jogo coloque a cauda no burrinho, popular em festas de crianças.
  • Apesar de ser cinzento em todas as suas aparições em desenho animado, alguns produtos Disney do Ursinho Puff - como brinquedos, jogos, quebra-cabeças e figuras - mostram Bisonho com o pêlo azul.