Boldenona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estrutura química de Boldenona
Boldenona
Aviso médico
Nome IUPAC (sistemática)
(8R,9S,10R,13S,14S,17S)-17-hydroxy-10,13-dimethyl-6,7,8,9,11,12,14,15,16,17-decahydrocyclopenta[a]phenanthren-3-one
Identificadores
CAS ?
ATC ?
PubChem 13308
Informação química
Fórmula molecular C19H26O2 
Massa molar 286.409 g/mol
Farmacocinética
Biodisponibilidade ?
Metabolismo Fígado, Testículo e Próstata
Meia-vida 13-14 dias
Excreção Urina
Considerações terapêuticas
Administração Injeção intramuscular
DL50 ?

Boldenona, conhecido por Δ1-testosterone é um esteroide anabolizante, com propriedades androgênicas. A boldenona nunca foi comercializada e/ou recomendada para uso humano. Ela é utilizada na veterinária.

Efeitos colaterais[editar | editar código-fonte]

Farmacologia[editar | editar código-fonte]

A boldenona é anabólica, com baixa potência androgênica. A boldenona aumentará a retenção de nitrogênio, a síntese de proteínas, irá estimular o apetite e irá estimular a liberação de eritropoietina nos rins.[1] A boldenona foi sintetizada objetivando o desenvolvimento de uma metandrostenolona injetável de longa duração. A boldenona atua de forma semelhante à metandrostenolona, com menos efeitos androgênicos adversos. Apesar de ser comparada com a nandrolona, a boldenona não possui interação com o receptor de progesterona e todos os efeitos colaterais progestogênicos associados.

Química[editar | editar código-fonte]

A boldenona, conhecida pela comunidade científica como Δ1-testosterone1-dehydrotestosterone, ou androsta-1,4-dien-17β-ol-3-one é um esteroide sintético, derivado da testosterona. É o mesmo que a testosterona com uma ligação dupla entre as posições moleculares C1 e C2.

Sociedade, Leis e Cultura[editar | editar código-fonte]

Nomes comerciais[editar | editar código-fonte]

A boldenona é vendida como uma droga veterinária. É vendido como undecilenato de boldenona (um derivado da boldenona), com os seguintes nomes: Boldebal H, Equipoise, Equifort e Sybolin.[2]

Regulamentação[editar | editar código-fonte]

O uso e porte de esteroides anabolizantes no Brasil sem receita médica é crime.[3] A boldenona é permitida apenas para uso veterinário. No México, é totalmente legal a compra e venda de anabolizantes. Não existem informações relevantes sobre a regulamentação da boldenona nos demais países.

Referências

  1. Forbes GB (1985) The effect of anabolic steroids on lean body mass the dose response curve. Metab Clin Exp 34(6) 571–573
  2. «Boldenone - Drugs.com». Drugs.com (em inglês) 
  3. «L9965». www.planalto.gov.br. Consultado em 2 de outubro de 2017