Euronext Lisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bolsa de Lisboa)
Euronext Lisboa
Bolsa de Valores de Lisboa
TipoBolsa de Valores
Localização Lisboa, Portugal
ProprietárioEuronext
Principais pessoasPaulo Rodrigues da Silva (CEO)
MoedaEUR
Nº. de empresas listadas53[1]
Mercado de capitaisEUR 79 mil milhões * (2007-2008
ÍndicesPSI-20
Websitelive.euronext.com/pt/markets/lisbon

Euronext Lisboa é a bolsa de valores de Lisboa, pertence ao grupo Euronext. Anteriormente era conhecida como Bolsa de Valores de Lisboa e Porto.

Bolsa portuguesa[editar | editar código-fonte]

A Euronext Lisboa é a bolsa portuguesa e remonta, embora com a designação BVL (Bolsa de Valores de Lisboa), a 1 de janeiro de 1769. Em 1999, a BVL e a BDP (Bolsa de Derivados do Porto) fundiram-se, dando origem à BVLP (Bolsa de Valores de Lisboa e Porto). Nos últimos anos a bolsa tem conhecido importantes e amplas mutações que vão desde o próprio enquadramento legal, à sua estrutura funcional e aos sistemas de negociação também como a integração na plataforma internacional Euronext.

A Euronext é o primeiro mercado de bolsa pan-europeu e um dos maiores mercados bolsistas mundiais. Criado pela fusão das Bolsas de Paris, Bruxelas, Amesterdão e Lisboa, posteriormente o mercado de derivados londrino e, em 2002, a Bolsa de Valores de Lisboa e Porto, a Euronext veio permitir que o mercado de capitais português acompanhasse o desenvolvimento das bolsas internacionais, e permitisse aos investidores e às empresas cotadas uma exposição internacional, conferindo-lhes acesso privilegiado a mercados dotados de elevada profundidade e liquidez.

Referências

  1. «Cotações, Bolsa de Lisboa». Euronext. 12 de julho de 2016. Consultado em 12 de julho de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.