Mercado de capitais
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
Os principais títulos negociados (título mobiliário) representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico.
No mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação.
Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria, outras atividades econômicas e para o próprio governo. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum.
Nos países capitalistas mais desenvolvidos os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. A fraqueza desse mercado nos países em desenvolvimento dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.
Índice |
[editar] Tipos de mercados
[editar] Mercado de crédito
Os contratos são feitos de forma individualizadas entre as duas partes e as obrigaçãoes resultantes em geral não são transferíveis. Há intermediação financeira, no caso o banco comercial é o intermediador entre o tomador do empréstimo e o proprietário do recurso.
Podem ser divididos em:
- curto prazo e
- longo prazo
[editar] Mercado de títulos
Os contratos são mais genéricos e padronizados de forma que podem ser transferíveis a terceiros, ou seja, tais contratos podem ser negociáveis em mercados secundários, ganhando liquidez. Não há intermediação financeira, o banco apenas promove o encontro entre investidores e tomadores com a cobrança de uma taxa de corretagem.
Divide-se em:
- Títulos de Propriedade (Ações)
- Títulos de Dívidas (Debentures, Commercial, Papers, bônus-bonds)
[editar] Mercado primário e secundário
[editar] Mercado primário
Refere-se a colocação inicial de um título, é aqui que o emissor toma e obtém os recursos. Os lançamentos de ações novas no mercado, de forma ampla e não restrita à subscrição pelos atuais acionistas, chamam-se lançamentos públicos de ações. É um esquema de lançamento de uma emissão de ações para subscrição pública, no qual a empresa encarrega a um intermediário financeiro a colocação desses títulos no mercado. Para colocação de ações no mercado primário, a empresa contrata os serviços de instituições especializadas, tais como: bancos de investimento, sociedades corretoras e sociedades distribuidoras, que formarão um pool de instituições financeiras para a realização de uma operação, que pode ser conceituada como sendo um contrato firmado entre a instituição financeira líder do lançamento de ações e a sociedade anônima, que deseja abrir o capital.
[editar] Mercado secundário
Onde ocorre a negociação contínua dos papéis emitidos no passado EX: Bolsa de valores e BM&F Para operar no mercado secundário, é necessário que o investidor se dirija a uma Sociedade corretora membro de uma bolsa de valores, na qual funcionários especializados poderão fornecer os mais diversos esclarecimentos e orientação na seleção do investimento, de acordo com os objetivos definidos pelo aplicador. Se pretender adquirir ações de emissão nova, ou seja, no mercado primário, o investidor deverá procurar um banco, uma corretora ou uma distribuidora de valores mobiliários, que participem do lançamento das ações pretendidas.
[editar] Funções
-
- a) Proporcionar liquidez
- b) Estabelecer preço para o mercado primário
[editar] Classificação do sistema financeiro
a) - Tipos de Contratos:
-
- baseado em Crédito. EX. Japão, Alemanha, todos os mercados emergentes
-
- baseado em Mercado. EX. E.U.A.
b) - Funções:
-
- Se Segmento: Cada segmento de mercado é operado por uma instituição específica.
Cada segmento de mercado, corresponde a instituições financeiras com responsabilidade jurídica diferente EX. E.U.A, Japão etc.
-
- Se de Banco Universal: O banco universal opera em todo o segmento de mercado. EX. Alemanha e Suíça
[editar] Principais papéis negociados no sistema financeiro
[editar] Títulos públicos
Podem ser emitidos pelos governos, Federal, Estadual e Municipal
O objetivo desses papéis reside em:
- - Consecução de política monetária
- - Financiar o déficit público
[editar] Ações
Representam uma fração do capital social de uma S/A, de modo geral podem ser:
-
- - Ordinárias: São as que conferem direito comuns aos sócios, sem restrições ou privilégios. Nas companhias fechadas as ações poderão ser dividias em classes diferentes, já nas abertas serão todas iguais
- - Preferenciais: São aquelas que dão as seus titulares alguns privilégio ou preferência, como a prioridade da distribuição dos dividendos no mínimo superior a 10% do que foi atribuído às ordinárias.
- - Fruição: Ao invés de distribuir dividendos, resolve amortizar um lote de ações, geralmente por sorteio, pagando o valor nominal para seus titulares. Em seguida, permite-se que aqueles antigos titulares adquiram outras ações em substituição.
[editar] Commercial papers
É como uma nota promissória de curto prazo para financiar seu capital de giro
[editar] Debêntures
Títulos emitidos por empresas do tipo S/A (Sociedades Anônimas), seus recursos são destinados principalmente para capital fixo das empresas, paga juros, participações nos lucros, etc. As debêntures são títulos de médio prazo.
[editar] Letras de câmbio
Forma de captação de financeiras
[editar] CDBs - Certificados de Depósitos Bancários
Forma de captação dos bancos comerciais e de investimentos
[editar] CDIs - Certificados de Depósitos Interfinanceiros ou Interbancários
Certificados de depósitos que ocorrem entre instituições financeiras deficitárias com as superavitárias para equilibrar o caixa do dia.
[editar] Principais intervenientes no mercado financeiro
[editar] Reguladores
Regulam e vigiam o funcionamento do mercado
- Portugal
-
- - Comissäo de Mercado de Valores Mobiliarios (CMVM)
- - Banco Central (ex: Banco de Portugal - BdP)
- Brasil
[editar] Traders, investidores e instrumentos de investimento
Asseguram a liquidez no mercado
- - Daytraders
- - Positiontraders
- - Swingtraders
- - Especuladores
- - Investidores
- - Clubes de investidores
- - Fundos de investimento
- - Market Makers
- - Arbitagistas

